Robô de entregas da Fedex

Testes do robô que atingirá a velocidade máxima de 16 Km/h, começarão no final deste ano.

Empresas como a Amazon, já têm o seu próprio robô de 6 rodas para fazer a entrega dos produtos da empresa, agora, a Fedex também quer entrar nesse mundo, com o seu novo robô com o nome de SameDay, para entregas de curtos trajetos.

O robô SameDay é alimentado por bateria, tem uma velocidade máxima de 16 Km/h e é completamente autónomo, que significa que se pode orientar no trânsito e nos passeios usando uma combinação de sensores LIDAR, iguais ao que se encontram em carros também autónomos e em câmaras comuns.

Antes dos testes finais em percursos pedestres normais e no trânsito, a Fedex vai usar o robô para entregar encomendas entre os escritórios da empresa na sua sede em Memphis. No caso de sucesso com o robô, a Fedex irá expandir este serviço por outras empresas, e eventualmente, tornar os robôs como parte integral de entregas feitas no próprio dia.

Fedex, diz já estar em contato com várias empresas como, Lowe’s, Pizza Hut, Target, Walgreens, e Walmart, para tentar perceber as suas necessidades, para este tipo de entregas por robô. Fedex já fez um estudo em que indica que mais de 60% dos clientes vivem a menos de 3 Km destas lojas. Uma percurso perfeitamente válido para estes pequenos robôs.

Fedex não é a única empresa  a conceber e experimentar este tipo de robôs para entregas no próprio dia de pequenos percursos. Um grande número de Startups e empresas já começaram a usar tecnologia similar, embora ainda não haja a certeza que este tipo de robô poderá ser integrado com segurança dentro das cidades, para serem implementados em grande escala.

SameDay, tem alguns recursos que o destacam da multidão. Foi desenvolvido com a ajuda do Engenheiro Dean Kamen, que criou o Segway e a cadeira de rodas que fica na posição como se estivesse em pé, a iBot. Poderá ver no SameDay grande parte do trabalho de Dean Kamen, como as múltiplas rodas que servem para subir degraus e lancis.

Poderá ver neste video uma demonstração do robô da Fedex, SameDay, que usa um ecrã posicionado à frente e atrás, para comunicar com os pedestres. O ecrã da frente diz “Hello” enquanto o ecrã traseiro indica a direção em que segue e se está a parar.

Veja aqui:

Fonte: TheVerge

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here