Robô da Boston Dynamics corre, salta e já agarra em objetos

A Boston Dynamics fez uma nova e impressionante apresentação do seu mais recente robô humanoide: o Atlas.

Na versão anterior o robô já conseguia correr e saltar em superfícies acidentadas e complexas graças à tecnologia avançada que lhe vinha a ser introduzida nos pés e pernas. Agora, o robô apareceu com mãos que lhe dão uma nova e imensas oportunidades. De um momento para o outro, o robô que parecia só servir para carregar objetos e fazer acrobacias, agora deu um grande passo para se aproximar dos seres humanos com a capacidade de pegar e largar qualquer objeto, de qualquer forma ou tamanho.

A “garra”, como explica o Tech Crunch, tem um dedo fixo e um dedo móvel. A Boston Dynamics diz que as mãos foram projetadas para tarefas de levantamento de objetos pesados e foram demonstradas pela primeira vez num anúncio do Super Bowl, onde o Atlas segurava um barril sobre a sua cabeça.

O vídeo agora divulgado, e disponível mais abaixo, mostra as garras a moverem uma placa de madeira num ambiente de construção civil e a pegarem numa mala de ferramentas. De seguida, o Atlas pega numa caixa e coloca-a entre duas estruturas metálicas para formar uma ponte. Nessa altura, o Atlas pega no saco de ferramentas e corre pela ponte e pelos andaimes de construção para a entregar à pessoa que está num “segundo andar” da estrutura – algo que o Atlas percebeu e calculou a distância à qual tinha que atirar a mala.

A Boston Dynamics descreve esta manobra final com grande orgulho: “O movimento final do Atlas, uma volta invertida de 540 graus e vários eixos, adiciona assimetria ao movimento do robô, que deste modo executa uma habilidade muito mais difícil do que o parkour realizado anteriormente”.

O Atlas da Boston Dynamic é uma plataforma de pesquisa e não está disponível para venda ao público. Há muito tempo que o Atlas é a estrela de vários vídeos virais e demonstrou efetivamente os recursos robóticos do Boston Dynamic. Neste “campeonato” apenas o Robonauta da NASA aparece com garras semelhantes a mãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui