RIM anuncia mudanças e novos BlackBerry em “dia D” para a empresa

BB10Foi um dia como não há memória na história da Research In Motion. A RIM apresentou novidades na gama móvel, no sistema operativo, na direção dos departamentos da empresa e até no nome e lema da própria companhia. Tudo em prol de um “novo começo” e da reconquista de um mercado do qual já foi líder.

Hoje representa um novo dia na história do BlackBerry“, afirmou o CEO da empresa que Thorstein Heins durante o evento que teve lugar esta quarta-feira, 30,em Nova Iorque, Estados Unidos. A frase sentencia, de facto, todas as mudanças operadas que a RIM deu a conhecer.

Quase que se podia dizer que a canadiana fez um “restart” à sua existência (que já leva 28 anos). A começar pelo nome. A RIM vai passar a apelidar-se BlackBerry, o nome da gama dos seus telemóveis, uma vez que a marca destes aparelhos era muito mais conhecida que o próprio nome da empresa.

BlackBerry Q10
BlackBerry Q10

A transformação faz parte de “um número radical de mudanças” que a tecnológica canadiana vai operar. “Estamos a regressar com algo verdadeiramente diferente”, afirmou o responsável pela área de marketing, Frank Boulben. O novo nome vem acompanhado de um novo slogan: “Uma marca. Uma promessa”

Dois novos BlackBerry, um novo sistema operativo

Para reconquistar clientes e relançar-se no mercado (onde está bem no fundo com apenas uma participação de 3,4 por cento) a antiga RIM lançou dois trunfos: dois novos modelos de BlackBerry, z10 e Q10. O Q10 mantém o teclado físico que tem sido a imagem de marca da empresa e apresenta também um ecrã touch. Já o smartphone Z10 é um aparelho exclusivamente sensível ao toque, o primeiro da marca. No Z10, Twitter, Facebook e LinkedIn estão integradas na função BlackBerry Hub, que permite receber, responder e criar mensagens.

“Não é a linha de chegada, é a linha de começo”, disse Heins, no início da apresentação dos modelos. “Com um simples toque no ecrã é possível partilhar, conectar e criar”, acrescentou.

BlackBerry Z10
BlackBerry Z10

Ambos os aparelhos vêm equipados com o BlackBerry 10, uma nova versão do sistema operativo, que inclui um browser melhorado e traz uma vasta gama de aplicações: mais de mil.

Outro fator distintivo dos novos dispositivos e software é o sistema de digitação. A RIM garante que o seu sistema é aquele que proporciona melhor experiência. Uma das suas características, além da simplicidade, é por exemplo a capacidade de mudar de idioma a meio de um texto.

Ainda a nível do software, os seus criadores garantem rapidez na execução de várias tarefas em simultâneo e capacidade em estabelecer várias ligações, por exemplo nas redes sociais. Estar ligado à Internet sem limitações de tempo ou espaço é a promessa do sistema operativo.

Na apresentação de todas estas novidades foi ainda revelada uma outra surpresa: a cantora americana Alicia Keys é a nova diretora criativa global.

Ainda não se sabe data de chegada de smartphones a Portugal

Os novos smartphones vão ficar disponíveis a “conta-gotas”.  No Reino Unido, por exemplo, o Z10 chega às lojas esta quinta-feira, 31, mas só em março fica disponível para compra nos Estados Unidos. Nos restantes países, incluindo Portugal, ainda estão a ser testados com as operadoras.

O evento era aguardado há mais de um ano pelos analistas que, na sua maior parte reagiram positivamente. Já os investidores foram mais céticos. Depois da apresentação, a RIM perdeu 6,38 por cento para, ficando as suas ações a valer 14,661 dólares. Esta é a quarta sessão consecutiva em queda da companhia.

Veja abaixo os vídeos oficiais com a apresentação dos dois smartphones:

httpv://youtu.be/BDtxZr5TS7E

httpv://youtu.be/hYKFpEOSyUQ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui