Resultados financeiros Sony: Playstation continua em altas e smartphones em baixa

Apesar de uma queda nas vendas das consolas PlayStation 4, a Sony pode estar feliz com os resultados mais recentes de seus jogos e serviços de rede segundo os resultados financeiros do último trimestre do ano, que terminou em 31 de dezembro de 2018.

A receita aumentou em 790,6 mil milhões de ienes (US $ 7,2 mil milhões, o que resultou em um aumento de 10% na divisão, com lucro operacional de 73,1 mil milhões de ienes (668,2 milhões de dólares), uma queda de 14%. A Sony ainda espera que a divisão de jogos e serviços de rede traga receitas de 310 mil milhões de ienes (2,8 mil milhões de dólares) e lucro operacional de 2,35 biliões de ienes no ano fiscal de 31 de março de 2019.

Os números de envios de hardware do PlayStation 4 desaceleraram no último trimestre, apesar do período natalício, com 8,1 milhões de unidades vendidas no Natal, uma queda de 0,9 milhão em relação ao mesmo período do ano passado.

A Sony afirmou que, apesar de algumas quedas nos números, não vai mudar a sua previsão para o ano, dizendo que ainda considera que os envios de Playstation 4 deverá chegar aos 17,5 milhões de unidades até o final do ano fiscal que termina a 31 de março. Até o momento, 15,2 milhões de PS4 foram enviados até agora, ou seja, faltam apenas 2,3 milhões de unidades no quarto trimestre do ano fiscal para atingir seu total e, por isso, a fabricante nipónica deverá atingir estes números facilmente.

Apesar disso, os números recentes confirmam que o PlayStation 4 foi a console mais vendido em todo o mundo durante 2018, enviando 17,7 milhões de unidades, 0,3 milhão a mais do que os 17,4 milhões de unidades dos Switches da Nintendo vendidos no mesmo período.

Mas mesmo com a desaceleração do hardware, as vendas de software ajudaram a compensar a queda do hardware. 87,2 milhões de unidades de software PS4 foram enviadas durante o terceiro trimestre, com 37,2% das vendas sendo contabilizadas pelas vendas digitais. Sem dúvida, o sucesso de God of War, da Sony Santa Monica, e Spider-Man, da Insomniac Games, entre outros títulos, ajudaram a impulsionar as vendas.

A Sony anunciou que as subscrições de PlayStation Plus estavam em 36,3 milhões de membros, um aumento de 2 milhões de membros no último trimestre e um aumento de 15% em relação ao ano anterior. A PlayStation Network trouxe receitas de até 434 mil milhões de ienes (US $ 3,9 mil milhões) no trimestre, um aumento de 45% em relação ao ano anterior.

O negócio continua igual no semgmento mobile da Sony, o que significa uma perda de US $ 142 milhões (15,5  mil milhões de ienes) nos últimos três meses de 2018. As vendas foram pelo menos melhores do que nos dois trimestres anteriores, mas é desnecessário dizer que o Xperia XZ3 não deu o pontapé de saída para a divisão mais problemática da Sony. A Sony Pictures também teve um terceiro trimestre relativamente previsível. O Venom conquistou de longe o maior número de bilheterias – US $ 855 milhões em todo o mundo, de fato – e os números oficiais da Sony para o show Spider-Man: Into the Spider-Verse teve um início forte, com US $ 225 milhões arrecadados nas bilheterias, isto apenas em 18 dias.

O negócio de câmeras da Sony teve, de longe, o melhor trimestre em que a empresa credita sua sólida linha de produtos, e a divisão de entretenimento doméstico e som apresentou um lucro levemente mais alto.

A divisão de semicondutores da Sony, que fabrica os sensores de câmaras para smartphones usados ​​por muitos fabricantes, gerou um lucro saudável neste trimestre, mas caiu significativamente quando comparado com o ano passado. A Sony diz que houve uma queda notável dos pedidos nos últimos três meses de 2018, mas espera que seja apenas temporário. Afinal de contas, e a Sony referiu isso, a tendência dos fabricantes de smartphones é adicionar mais e mais lentes aos equipamentos no futuro,por isso é expectável que as vendas desta unidade subam nos próximos tempos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here