Restauração sem pagamentos com cartão

O protesto «Dia sem Cartões» organizado pelo Movimento Empresarial da Restauração estimou que cerca de 90% dos restaurantes em Portugal aderiram à iniciativa levada a cabo para alertar, principalmente a Unicre, para a situação das taxas “exageradas” que se praticam através do pagamento por TPA, cuja percentagem está directamente relacionada com o volume de vendas.

Para o coordenador do Movimento Empresarial da Restauração (MER), José Pereira, “esta ação é para alertar, nomeadamente a Unicre, que as comissões que estamos a pagar são um exagero”. “Chegou uma altura de dizer basta”, acrescentou.

Segundo as declarações do coordenador, actualmente os custos fixos na restauração alcançaram valores insuportáveis, sendo as taxas cobradas devido à utilização de cartões de crédito e de débito, representam uma parte significativa desses custos. Assim caso se verifique uma redução nessas taxas, já seria uma importante ajuda, defendeu José Pereira.

A Unicre garantiu que a receita proveniente dessas taxas, apenas para o sector da restauração, rondou os 11,7 milhões de euros contrariando os valores inicialmente divulgados pelo MER. Segundo o movimento, os restaurantes pagaram, num ano, entre 85 a 90 milhões de euros. José Pereira, já adiantou à agência Lusa que os números publicados poderão não ser os mais corretos, estando a situação a ser alvo de análise.

Para o coordenador do MER, o importante é ressalvar a crise instalada no setor, sendo que apenas no primeiro trimestre de 2012, os restaurantes viram-se obrigados a despedir cerca de 11 mil pessoas. Apesar dos números, o PSD já garantiu que o IVA na restauração não baixará, e poderá mesmo registar um aumentar.

2 COMENTÁRIOS

  1. este governo quer acabar com a restauração com estas medidas vamos ficar sem podermos ir ao restaurante comer uma diaria economica, vamos começar a levar marmita para o trabalho. so n percebo porque nao cortam nas regalias deles, eu sei sao inconstiticionais! ah! ah! desde que acordao ate se deitarem todos os dias dao prejuizo de milhoes: tomam o pequeno almoço, levam os filhos aos colegios melhores que ha, vao almoçar, vao lanchar, vao jantar, enquanto eles fazem isto as queridas esposas vao as compras as lojas chiques e tudo isto e muito mais sem gastarem um centavo, porque nos, todo o povo enchemos-lhe os cartoes de credito

  2. O que está em causa não é se unicre ganha 85 milhões ou 11,7milhões… pois a receita final pouco interessa aos restaurantes… o importante está no custo de cada transacção… na realidade o MB/Visa representa mais um empregado. É que alem da comissão há, em alguns casos uma renda mensal, 30€.
    Se os restaurantes não quisessem pagar impostos calavam-se afinal ninguém é obrigado a ter TPA… eles existem para a comodidade do cliente, logo não se entende o porquê de em Espanha as comissões serem 300% mais baixas…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui