República Centro-Africana é o segundo país a adotar Bitcoin como moeda nacional

A República Centro-Africana (CAR) tornou-se oficialmente o segundo país a adotar o Bitcoin como a sua moeda nacional, após a adoção da criptomoeda pela primeira vez por El Salvador no ano passado. O governo do CAR diz que o projeto de lei para adotar o Bitcoin foi aprovado por unanimidade pelo parlamento do próprio país, conforme relata a Reuters e a BBC News. (Embora o ex-primeiro-ministro do CAR, Martin Ziguele, tenha reclamado que o projeto de lei foi aprovado “por proclamação”).

Vários analistas geopolíticos e especialistas financeiros estão bastante confusos com as motivações para esta mudança. CAR é uma nação sem litoral, pois embora seja rica em recursos como ouro e urânio, mas continua a ser um dos países mais pobres do mundo. CAR foi devastado pela guerra civil em 2012, e apenas 11% dos 4,8 milhões de habitantes têm acesso à internet. É um dos seis estados da África a usar o franco CFA da África Central como moeda, “uma moeda regional apoiada pela França e atrelada ao euro”, segundo o escritório de advocacia Baker McKenzie.

As reações não demoraram a surgir e são vários com a opinião de que a adoção do Bitcoin pela CAR é uma tentativa de minar o franco CFA e oferecer uma repreensão à antiga potência colonial do país, a França. “É um grande dedo do meio para o sistema económico francês”, disse Chris Maurice, CEO da exchange de criptomoedas Yellow Card.

Outros dizem que a medida pode estar ligada ao relacionamento próximo da CAR com a Rússia. A CAR foi uma das poucas nações que optou por se abster de uma votação das Nações Unidas condenando a invasão da Ucrânia pela Rússia, enquanto o governo do país foi condenado por enviar mercenários do Grupo Wagner da Rússia para combater grupos rebeldes.

“O contexto, dada à corrupção sistémica e a um parceiro russo que enfrenta sanções internacionais, da força às suspeitas”, disse o analista Thierry Vircoulon, do Instituto Francês de Relações Internacionais, à agência de notícias AFP.

O primeiro país a adotar a Bitcoin como moeda oficial foi El Salvador, durante o ano passado.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui