Renault revelou o Arkana no salão automotivo de Moscovo

12 de Setembro de 2018
2 Partilhas 273 Visualizações

Ao longo dos últimos meses, haviam sido divulgadas informações de um novo crossover compacto da marca Renault. Seguindo uma imagem promocional publicada no final de junho, a marca do losango anunciou finalmente de forma oficial, o “Arkana”.

A imagem em questão mostrava a dianteira do veículo, pois o restante automóvel estava envolto num cenário escuro. Conseguia-se perceber com clareza que o veículo apresentava semelhanças com os atuais modelos Megane e Talisman.

Para mais informações acerca do teaser, consulte uma publicação anterior:

O tão aguardado modelo Arkana da marca francesa foi oficialmente anunciado a 29 de agosto, no salão de Moscovo. Mas porquê a Rússia, pergunta você? O principal motivo é ser o local onde o SUV coupé irá ser construído. Em primeiro lugar, numa tentativa de responder à forte procura nessa região e depois, com o objetivo de expandir para outros mercados.

Tecnicamente, ainda se trata de uma demonstração (showcar), no entanto, mostra o que a marca francesa pretende no futuro próximo. Certamente, este veículo irá fazer parte de showrooms em 2019. O Arkana com construção prevista na Rússia, será vendido em vários mercados a nível global, mas não na Europa e, neste momento, também não está prevista a introdução em países sul-africanos, pelo menos para 2019.

Posicionado prepositadamente no segmento C do mercado de automóveis desportivos, onde concorre o Renault Kadjar, o automóvel conta com um sistema de tração 4×4, irá contar, possivelmente, com hardware de tração do Nissan X-Trail face à promessa de “boas capacidades para todo o tipo de terrenos”. Será bom pensar neste modelo, como um automóvel razoavelmente bom para indivíduos que aufiram rendimentos médios.

O design da carroçaria apresenta uma cintura alta, tipicamente de um SUV. Aros relativamente largos face às 19 polegadas de jante que permitem uma posição apropriada para o tipo de veículo, um crossover. A dianteira e traseira acompanhadas com as atuais linhas modernas da marca, os faróis em C na parte da frente e as luzes traseiras ligadas em forme de bigode.

As motorizações, ainda que desconhecidas, poderão ser semelhantes às do Captur, com motores 1.5, 1.6 e 2.0 litros em mercados como a Rússia (ou quem sabe o novo 1.7 litros), enquanto em países sul-americanos poderão ser usados os 1.6 e 2.0 (ou 1.7 litros como na Rússia).

Surpreendente, poderia ser o primeiro carro da fabricante a utilizar o inédito motor 1.3 turbo da família TCe, com potência entre 116 cv e 163 cv, capaz de trabalhar com transmissões manual ou automática de dupla embreagem.

Certamente, estará neste momento a perguntar-se como um motor 1.3 turbo consegue 163 cv? Com o nome de código HR13, o novo 1.3 TCe resultou da colaboração entre o Technocentre da Renault, a Daimler (representante da Mercedes-benz) e a fábrica espanhola de Valladolid.

O HR13 é também o primeiro de uma nova família de motores 4 cilindros gasolina turbo, com um potencial de evolução muito grande. Incorpora algumas tecnologias de última geração, como a injeção direta central com a pressão elevada a 250 bars, turno com válvulas de escape com comando elétrico e revestimento de cilindros plasma, uma tecnologia importada do superdesportivo Nissan GTR. Atualmente, está disponível em variantes de 115, 140 e 160 cv, que diferem entre si apenas pela calibragem eletrónica.

Além disto, o novo Arkana deve sugerir uma ideia do que esperar de uma alternativa mais acessível ao Mercedes GLC Coupé, ao BMW X4 e ao Audi Q4 do próximo ano.

Artigos interessantes

Imagem real do Galaxy S10 Plus confirma câmaras frontais no ecrã
Destaques
45 Visualizações
Destaques
45 Visualizações

Imagem real do Galaxy S10 Plus confirma câmaras frontais no ecrã

Bruno Peralta - 17 de Janeiro de 2019

Falta pouco mais de um mês para a grande apresentação da Samsung, que decorrerá no dia 20 de fevereiro para…

Twitter libera versão cronológica da timeline
Redes Sociais
23 Visualizações
Redes Sociais
23 Visualizações

Twitter libera versão cronológica da timeline

João Pedro Souza - 17 de Janeiro de 2019

Uma nova atualização do Twitter para Android traz a possibilidade de visualizar o feed na ordem cronológica. Opção que já…

Xiaomi demonstra o melhor sensor de impressões digitais no ecrã até ao momento
Destaques
3 Partilhas46 Visualizações
Destaques
3 Partilhas46 Visualizações

Xiaomi demonstra o melhor sensor de impressões digitais no ecrã até ao momento

Bruno Peralta - 16 de Janeiro de 2019

Os fabricantes de smartphones estão retirando lentamente os tradicionais leitores de impressão digital em favor dos sensores no ecrã, mas…

Comente

O seu email não será publico