Reino Unido vê Portugal como exemplo no uso de drogas

Consumo de drogas
Reino Unido vê Portugal como exemplo na política de consumo de drogas

A despenalização do consumo de drogas em Portugal foi elogiada pelo Reino Unido num relatório de uma comissão parlamentar. O documento sugere uma mudança, por parte do Governo britânico, na política de combate à toxicodependência.

O objetivo é usar a mesma abordagem, realizada em Portugal quanto à política de despenalização do uso de drogas leves, no Reino Unido. Este assunto tem sido alvo de discussão nos média britânicos.

O Comité de Assuntos Internos Selecionados refere que Portugal “onde as drogas foram descriminalizadas, com a posse de pequenas quantias a não ser motivo para penalizações, embora permaneçam ilegais, reduziu em muito a preocupação pública em relação ao  uso de drogas”.

“Embora não seja certo que a experiência portuguesa possa ser replicada no Reino Unido, tendo em conta as diferenças sociais, acreditamos que este modelo merece uma consideração significativamente mais profunda”, sugere a comissão.

Os deputados do Reino Unido estão preocupados com a toxicodependência, o tratamento deste problema nas prisões e na sociedade em geral. O objetivo +e desenvolver um trabalho melhor de prevenção e pedagógico.

As estatísticas divulgadas pelo Centro Europeu de Monitorização para Drogas e Adição, entre 2001 e 2007, mostram que o número de pessoas a consumir canabis, cocaína, anfetaminas, ecstasy e LSD aumentou, depois da descriminalização do consumo de pequenas quantias. No entanto, as mortes dependentes da droga em Portugal, assim como os casos de incidência do HIV e SIDA, diminuíram em 2012, segundo dados divulgados pelo mesmo organismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui