Reino Unido planeia construir uma central solar espacial

A Airbus, a Universidade de Cambridge e a fabricante de satélites SSTL são apenas exemplos de 50 organizações que se estão a unir no desenvolvimento de um projecto que tem como principal missão criar energia a partir da luz solar captada diretamente no Espaço.

A iniciativa visa ajudar o Reino Unido a atingir sua meta de zero emissões de gases de efeito estufa até 2050, de uma forma mais económica do que utilizando as tecnologias existentes. O Reino Unido está a basear-se num estudo de engenharia realizado pela consultoria Frazer-Nash, para desenvolver este projecto encomendado pelo governo do Reino Unido no ano passado. De acordo com a consultora, este projeto “é tecnicamente viável e não requer nenhum avanço nas leis da Física, novos materiais ou tecnologia de componentes”.

Segundo avançou o Space.com , Martin Soltou anunciou que atualmente o principal desafio é a dimensão da central solar espacial, pois já existe toda a tecnologia existente.

Soltau também referiu que a equipa do projeto estabeleceu um protótipo da central solar, que estará desenvolvido em 12 anos. Esta central será montada por robôs em órbita e transmitirá gigawatts de energia do espaço para a Terra já em 2035. A equipa planeia fazer cerca de 300 lançamentos de foguetões, parecidos ao Starship, da Space X, e criar uma central a 36 mil quilómetros de altitude para que se possa sempre ver do Sol e da Terra.

Com a implementação de um painel solar no Espaço, espera-se que consiga captar 13 vezes mais de energia do que um painel em terra. Com este processo também se elimina o “problema da intermitência”.

A empresa de engenharia britânica International Electric Company desenvolveu um conceito modular chamado CASSIOPeiA ou Constant Aperture, Solid-State, Integrated, Orbital Phased Array. Os cientistas estão a explorar este conceito, que poderá levar a que a central em órbita possa vir a ser expandida depois da fase inicial.

Fonte: Space

1 COMENTÁRIO

  1. Será que só eu percebi que eles querem construir uma arma capaz de atingir qualquer instalação na terra? com apenas direcionando seu feixe de energia?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui