Redes sociais de fazer crescer água na boca

Uma rede social não tem que ser apenas para fazer novos amigos ou estabelecer velhos contactos. Serve também para partilhar gostos, experiências e… calorias. A culinária aliou-se em força às redes socais e o mundo infinito das receitas ultrapassa a barreira dos livros, folhas soltas e blogs. Hoje, são mais de seis as redes sociais que fazem o gosto da vista e da vontade de comer. As imagens apresentadas são de ver e chorar por mais.

I Wanna Nom é uma espécie de índice do maior livro de culinária do mundo que é a Internet. A rede social permite organizar receitas de acordo com a categoria, partilhar e imagens e o modo de confecção e ainda votar e comentar. I Wanna Nom foi criada no ano passado em Nova Iorque pela mão de dois jovens inovadores. Se a inspiração por vezes falha, existe uma galeria de imagens apresentadas em vídeo. Se apenas quer comer e não partilhar receitas, a rede social permite pesquisar pratos de acordo com o desejo. Depois é só deliciar-se com as imagens e colocar as mãos na massa.

A Cooklet é uma enciclopédia de culinária onde cada utilizador tem o seu próprio livro. A rede social apenas está disponível em língua inglesa ou polaca mas conta com uma versão gratuita para BlackBerry. A sua principal função é organizar as receitas sendo possível aceder aos vários livros virtuais disponíveis, de forma fácil e rápida. As receitas estão catalogadas por categoria, por refeição ou mesmo pela quantidade de calorias. Pela segunda vez foi feita a eleição do melhor Cookleter, o cozinheiro que partilhou as melhores receitas. É possível ainda colocar o seu próprio blog de culinária dentro da rede social e criar a sua lista de compras.

O Meu Livro de Receitas é a rede social onde, mais uma vez, cada utilizador tem o seu livro, mas para tal tem que ter uma conta no Facebook. A criação da empresa brasileira Sadia e o objectivo é dar continuidade às receitas familiares mais tradicionais, mas também passar pelas mais modernas.

É certo que os brasileiros são muito dados às tecnologias, mas parece que também gostam de fazer o gosto na cozinha. Continuando em português, existe uma outra rede social brasileira: Receitáculo. Esta rede social de culinária, ainda em versão BETA, apresenta um show de receitas e funciona como uma espécie de concurso. É toda uma mistura de receitas e espectáculo. Como o site diz “seja o apresentador do seu próprio show de culinária”. Cada membro do Receitáculo tem uma mascote que o representa e caracteriza como cozinheiro: descascador de batatas, amolador de facas, auxiliar de cozinha, cozinheiro, sub chef de cozinha, chef de cozinha e oficial de bouche. Quanto mais audiências o espectáculo tiver mais sucesso o utilizador tem. O objectivo de cada é chegar à categoria principal, oficial de bouche.

Existem ainda umas quantas redes sociais que apelam ainda mais à interacção entre os utilizadores, não partilham receitas mas partilham pratos e restaurantes. Fiddme quer dar de comer e beber para mostrar ao mundo. A rede social está também disponível na App Store e pretende dizer ao mundo o que comemos e onde, funcionando como um guia local visual daquilo que rodeia o utilizador no que toca a restaurantes e confecções. Partilhar opiniões, experimentar restaurantes diferentes e fazer degustações é o que a rede social pretende.

Mais conhecida temas a Foodspotting, a rede social que nos indica locais para satisfazermos os nossos desejos. Depois é só partilhar e criar desejos nos outros. A rede social está disponível para iPhone, Android, Windows e BlackBerry, e funciona como forma de recomendar pratos ou restaurantes aos amigos. Em 2010, a revista Time colocou a Foodspotting entre os 50 melhores sites.

Eat With Me, isso mesmo, não coma mais sozinho e combine refeições com outras pessoas, este é o lema da rede social. Sejam conhecidos ou não, o objectivo da rede social é juntar pessoas para refeições. E se pretende criar um evento gastronómico, ou uma simples festa com comes e bebes, esta rede social facilita-lhe a tarefa.

Por fim (não, não é a última rede social que envolva culinária, apenas é a última da lista), a Friends Eat, apenas disponível nos EUA, ajuda a encontrar o local ideal para aquela comida que o seu grupo de amigos tanto desejam. Pode escolher entre comida chinesa, indiana, italiana, francesa, mexicana, o que lhe apetecer. A rede social dispõe ainda de receitas gourmet.

Parece que agora já não podemos ter desculpas por não saber o que cozinhar para o jantar ou onde ir fazer uma refeição fora. Não falta por onde escolher.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui