Red Dead Redemption 2: Online – Primeiras Impressões

9 de Fevereiro de 2019
4 Partilhas 565 Visualizações

Quando menos esperamos, somos surpreendidos por uma qualidade e imensidão de jogo, que nos preenche. Arrisco-me a dizer que este é o melhor jogo single-player do ano, no mínimo.

O Red Dead Redemption 2 do modo Multiplayer ainda se encontra em modo Beta, mas já tivémos a oportunidade de experimentar, em primeira mão, o novo modo online e o jogo tem muitas surpresas positivas para os jogadores. Mas continue e leia a nossa análise, sendo que se segue já a nossa análise em vídeo do jogo.

Enquadramento histórico

Red Dead Redemption II contextualiza a história do Gangue de Van der Linde no velho Oeste liderado por Dutch Van der Linde. Entre os membros do gangue estão, John Marston (personagem do primeiro título da franquia), Arthur Morgan (personagem principal), entre outros.

Chegou a pensar-se que a produtora Rockstar Games estaria numa situação complicada, pois não iria haver uma coerente continuação do primeiro título, podendo fazer a equipa de San Diego afastar-se da temática do jogo. Contudo, e contrariando tudo e todos, foi-nos apresentado o título seguinte, RDR 2, mas invés de uma sequela, estamos diante de uma “prequela”, ou seja, o jogo contextualiza-se num período anterior ao desenvolvido no primeiro jogo. Neste caso, Red Dead Redemption II situa-se 12 anos antes do primeiro jogo, em 1989, com o velho oeste a aproximar-se do fim.

Aproximando-nos do final de Red Dead Redemption, verificamos que o gangue se desfez após um desfecho trágico que resultou na morte de alguns dos membros, civis e membros da polícia federal. O novo jogo, como antecessor temporal do primeiro, conduz as mais diversas situações levando o jogador ao ponto de ligação do segundo jogo com o primeiro.

Fantástico, não? A produtora de Grand Theft Auto e Red Dead Redemption, Rockstar Games, consegue estabelecer um encadeamento histórico quase perfeito entre jogos, abdicando dos comuns erros e incoerências partilhados pela concorrência.

Ambientação

Em termos de ambientação, o Red Dead Redemption II Online partilha o mesmo mapa que o modo história como seria, obviamente, de esperar. O título usufrui das regiões utilizadas no primeiro videojogo, para além de muitas outras que foram incluídas.

Os detalhes quer de texturas, quer do enquadramento de determinados objetos em locais pré-definidos, são incríveis. A fauna, a flora, as cidades e as vilas são importantes elementos do jogo que contemplam o ambiente. Cada local foi pensado e adaptado para a região em que se encontra o jogador, determinando a sua localização.

Ao contrário do último título, em que existiam cerca de 40 espécies animais, neste novo título existem mais de 200 espécies animais. Como se não fosse suficiente, foram também incluídas mais de 50 armas que podem proporcionar experiências únicas.

Jogabilidade

Quanto ao fator jogabilidade, o mais recente título foi pensado e projetado para que o jogador assuma total controlo do jogo, onde qualquer ação pode mudar o rumo do mundo de Red Dead Redemption II.

O manuseio de armas, o tiroteio entre personagens foi melhorado de forma significativa proporcionando melhores momentos de “gameplay”, em especial, no modo online, em que o seu correto manuseio é fundamental.

Analisando a fundo, podemos observar pequenos defeitos e/ou “bugs” aquando da locomoção a cavalo pelo mapa do jogo, especialmente em zonas escarpadas ou rochosas. Não parece que isso possa vir a ser melhorado (como verificado nesta última atualização – modo online).

Por sua vez, um desempenho evidenciado em mecânicas como “atirar-se para o lado” em defesa e desvio de possíveis tiros (modo cover) foi substancialmente melhorado, parecendo mais realista (em relação ao jogo anterior da franquia). Para além disso, a locomoção do próprio personagem, Arthur Morgan, e de qualquer outro personagem foi mais suavizado, parecendo mais fluído e, consequentemente, mais realista.

Segundo a Rockstar Games, o RDR 2 será um jogo expansivo (semelhante ao GTA V) mas de um modo diferente. Poder-se-ão verificar mudanças in-game de edifícios em construção que deixarão de o estar, no tempo posterior. Para além dessas mudanças em termos de construção, também as cidades poderão sofrer alterações e se desenvolverem, aumentando as novas atrações e locais para visitar.

Personalização 

Assim como no modo história, também o modo online apresenta um vasto leque de equipamentos (armas, roupas e acessórios), veículos (cavalos e carroças), acampamentos, entre outros elementos personalizáveis.

A necessidade de personalizar as personagens tem-se tornado uma necessidade e, consequentemente uma realidade no mundo dos videojogos. No início da “campanha” online não existe uma grande variedade de personalização dos personagens face às circunstâncias das missões e do desenrolar da história. Contudo, no desenvolver do modo livre, poderá personalizar “tudo e todos” a seu belo prazer.

Features

Com o aparecimento do modo online, foram também adicionados outros modos de jogo bastante interessantes.

  • Co-op ou modo cooperativo – permite ao jogador interagir com outros jogadores, participando e ajudando ativamente cada um dos seus parceiros do crime. Este modo permite que pequenos grupos de jogadores realizem missões – Heists (ao estilo GTA) – do jogo.

 

  • Missões ao estilo do modo história – conhecido como campanha online, este modo será também um complemento ao modo de jogo livre. Missões ao estilo de “The Doomsday Heist” em versão Cowboy.

 

  • Por fim, o famoso Battle Royale, onde 32 jogadores combaterão até permanecer apenas um jogador de pé. Neste modo, o jogador ficará limitado a muito poucas armas (como facas, por exemplo).

Estilos de jogo 

A organização interna apresentada no dia 27 de novembro mostrou que o jogo se encontra organizado em 3 grandes modos/estilos de jogo. “Séries de Conflito”, “Grande – Séries de Conflito” e “Séries de Corrida”.

O Battle Royale baseia-se, essencialmente, nas “Séries de Conflito” e “Grande – Séries de Conflito”.

  • Séries de Conflito – podem ser jogadas em equipa ou sozinho, se assim o preferir. Conta com um limite de 16 jogadores em cada partida.
      • Tiroteio e Tiroteio em Equipas
        • o jogo decorre por tempo limitado;
        • vidas ilimitadas (quanto mais mortes, pior o resultado);
        • maior qualificação por eliminações;
      • Faça Valer
        • armas usadas – faca, arco e flechas;
        • faca de arremesso;
      • Mais Procurado
        • quanto mais mortes fizer, maior a pontuação;
        • quanto maior a pontuação, maior a recompensa que os rivais ganham por o matarem;
      • Tomada de Território
        • equipas (trabalho de equipa);
        • acumulam pontos por cumprirem com os objetivos;
      • Escolha sua Arma
        • equipas ou sozinho;
        • quanto maior a dificuldade em matar o rival com determinada arma, maior a pontuação adquirida por matar o dito jogador (por uma arma mais instável);

 

  • Grande – Séries de Conflito – podem ser jogadas em equipa ou sozinho, se assim o preferir. Conta com um limite de 32 jogadores em cada partida (diferentes atividades, assim como, o modo Battle Royale).

Para além dos modos online de Battle Royale, existem mais um modo/série que se encontra disponível para experimentar na Online beta de RDR II.

  • Séries de Corridas – são precisamente corridas que são realizadas a cavalo entre jogadores (um determinado número). O que se exige neste modo é, velocidade, agilidade e determinação.

Modos de jogo

Ao contrário do que acontecia em Grand Theft Auto Online, em Red Dead Redemption II, o jogador pode “spawnar”, ou seja, aparecer em qualquer parte do mapa selecionando previamente no menu do jogo.

  • Modo livre – que permite que até 32 jogadores possam participar numa sessão no mapa que pode ser desde roubos em grupo, a tiroteios entre teams ou mesmo sozinho – numa fase inicial. Ao que tudo indica, a equipa de desenvolvimento irá procurar incluir até 64 jogadores na versão final desde modo online.

Como se o Modo livre não fosse suficiente, a Rockstar inclui-o aquele que pode ser exemplo de um evento cooperativo.

  • Em bando – este parece ser a mais recente demonstração de uma das features lançadas neste jogo, neste caso, em modo cooperativo. O objetivo é a disputa entre equipas por atividades que sejam lançadas em modo livre no jogo (recompensas das atividades serão divididas pelos membros da equipa – semelhança compartilhada de GTA Online).

Opinião

As mudanças verificadas desde o último lançamento da companhia Rockstar Games são notórias, até mesmo a nível de construção de jogo para uma nova geração de hardware de consolas.

Tendo em consideração as diferenças óbvias de Grand Theft Auto V e Red Dead Redemption 2, por se tratarem de franquias diferentes, existem algumas melhorias óbvias. O próprio motor gráfico foi melhorado, ainda que de forma moderada, o RAGE sofreu certamente algumas alterações na movimentação dos personagens bem como na adição de novas mecânicas. RDR Online tem tudo de promissor, visando uma substituição do seu antecessor no que diz respeito ao entretenimento dos seus fãs. Contudo, ainda não será possível testar todo o potencial deste novo modo online, visto ainda estar em desenvolvimento, não conseguindo classifica-lo quantitivamente.

O modo online apresenta, ainda, algumas falhas que serão corrigidas brevemente. Falhas esses naturais para um primeiro dia de jogo online.

Em nome de todos os jogadores, fica o agradecimento à equipa da Rockstar San Diego e aos restantes estúdios por mais um excelente trabalho na realização deste jogo magnifico que construído sobre um mundo e um enredo meticulosamente bem elaborado e encenado, transformou o Velho Oeste numa verdadeira experiência de jogo.

Se procura um jogo single-player ou multiplayer divertido e de qualidade, RDR II certamente irá satisfazer esse seu desejo mais insaciável.

Artigos interessantes

Co-fundador do Whatsapp continua a criticar o Facebook
Aplicações
1 Visualizações
Aplicações
1 Visualizações

Co-fundador do Whatsapp continua a criticar o Facebook

José Nilson - 18 de Março de 2019

E parece que nem todo mundo está satisfeito com o Whatsapp sendo comprado pelo Facebook, mesmo que já tenha algum…

4 jogos se despedem da Xbox Game Pass este mês
Jogos / Consolas
22 Visualizações
Jogos / Consolas
22 Visualizações

4 jogos se despedem da Xbox Game Pass este mês

José Nilson - 18 de Março de 2019

Como estamos preocupados, aconteceu realmente. Acabou que mais despedidas foram feitas para os jogos para o Xbox Game Pass. Sim,…

Surgem novas imagens do Huawei P30 e Huawei P30 Pro
Destaques
39 Visualizações
Destaques
39 Visualizações

Surgem novas imagens do Huawei P30 e Huawei P30 Pro

Bruno Peralta - 18 de Março de 2019

Já falta pouco tempo para a principal fabricante chinesa de smartphones, Huawei, lançar a sua próxima geração de smartphones da…

Comente

O seu email não será publico