Um recurso do Android chamado SOS de Emergência está a a causar um aumento de chamadas falsas de emergência para a linha 999 no Reino Unido. A polícia relatou um influxo de chamadas silenciosas ou abandonadas atribuídas a este recurso do botão de SOS de Emergência.
As autoridades na Escócia e nos condados ingleses de Wiltshire, Devon, Cornwall e Gloucestershire relataram ter recebido um número maior de chamadas silenciosas ou abandonadas desde que uma atualização do Android lançada entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023 introduziu um recurso de chamada SOS de emergência para mais telefones Android.
Cada chamada equivocada pode levar cerca de 20 minutos para ser tratada, pois os operadores garantem que não foi feita por alguém incapaz de comunicar verbalmente uma situação de emergência. O SOS de Emergência foi implementado recentemente em número suficiente de telefones Android para chamar a atenção para o problema.
The update added a new SOS emergency function for devices to call 999 through the power button being pressed 5 times or more.
These ‘silent calls’ as they are named, are directed to police control rooms and the result has been a significant increase in silent calls.
— National Police Chiefs' Council (NPCC) (@PoliceChiefs) June 17, 2023
No início deste mês, o Conselho Nacional de Chefes de Polícia destacou o problema no Twitter, observando que os utilizadores podem desabilitar o recurso Android para diminuir a carga sobre os socorristas. “As chamadas para o 999 em que o operador não consegue ouvir ninguém na linha (chamadas silenciosas) nunca são simplesmente ignoradas. Os operadores que recebem as chamadas precisam de gastar um tempo valioso para tentar ligar de volta para verificar se precisa realmente de ajuda”, tuitou a conta em 17 de junho. “Se acidentalmente discar 999, por favor, não desligue. Se possível, fique na linha e avise o operador que foi um acidente e que não precisa de ajuda.”
O Google respondeu informando os fabricantes de telefones para oferecerem orientações adicionais e para alterarem os designs dos telefones a fim de minimizar o número de chamadas de emergência acidentais.
“Para ajudar esses fabricantes a evitar chamadas de emergência não intencionais nos seus dispositivos, o Android está a fornecer orientações e recursos adicionais”, disse um porta-voz do Google à BBC. “Prevemos que os fabricantes de dispositivos irão lançar atualizações para os seus utilizadores que abordam esse problema. Os utilizadores que continuarem a enfrentar esse problema devem desativar o SOS de emergência nos próximos dias. ”Para desativá-lo, deve aceder às configurações do dispositivo e procurar por “SOS de emergência”. A partir daí, deve alternar o botão para “desligado”.
O problema com chamadas acidentais para serviços de emergência não é exclusivo do Reino Unido ou do Android. As autoridades na Europa e no Canadá também relatou um aumento significativo em chamadas de emergência acidentais relacionadas ao recurso SOS de emergência do Android. A Apple também teve problemas com as suas próprias chamadas de emergência, como o recurso Crash Detection no iPhone 14 que era ativado quando os utilizadores andavam em montanhas-russas.
Fonte: The Verge