Recurso mais recente do Twitter é uma ferramenta para tornar o seu feed mais acessível

O Twitter está a expandir um recurso que torna as imagens na plataforma mais acessíveis para as pessoas que usam leitores de ecrã, anunciou a empresa hoje. Os lembretes de texto alternativo foram anunciados pela primeira vez em julho, mas estavam disponíveis apenas para um pequeno grupo de utilizadores. Todos os utilizadores em todo o mundo irão poder ativar os lembretes esta semana.

O texto alternativo, é uma descrição escrita do que está numa imagem que pode ser captada pelo software de leitura de ecrã usado por utilizadores da Internet cegos ou deficientes visuais. Sem texto alternativo, as inúmeras imagens que são publicadas e retuitadas diariamente no Twitter são inacessíveis para as pessoas que não podem experimentá-las visualmente.

A introdução de lembretes de texto alternativo está a chegar há muito tempo, ativistas e aliados da deficiência pressionaram o Twitter por mais ferramentas em torno do texto alternativo e pediram aos utilizadores com visão que fossem mais consistentes com a adição de texto alternativo às imagens. Desenvolvedores voluntários de bots do Twitter até criaram lembretes de texto alternativo DIY nos últimos anos, inspirados pela procura de uma plataforma mais acessível.

O Twitter está ciente de que um recurso de lembrete de texto alternativo é algo que os utilizadores desejam há algum tempo, diz Gerard Cohen, gerente de engenharia de software da equipa de experiência de acessibilidade do Twitter.

“Se dependesse de nós, estalaríamos os dedos e o mundo seria acessível, mas entendemos que já faz muito tempo”, diz Cohen. “Somos muito gratos a esses criadores de bots, essas pessoas que foram em frente e fizeram isso.”

Os lembretes de texto alternativo serão opt-in, o que significa que os utilizadores irão precisar aceder as configurações da conta para ativar os prompts, que serão sincronizados entre os dispositivos. Quando os lembretes estiverem ativados, os utilizadores irão receber pings toda vez que adicionarem uma imagem sem texto alternativo, solicitando que voltem e adicionar descrições antes de publicar o tweet.

Cohen diz que o lançamento limitado de lembretes foi comemorado e as pessoas ficaram felizes em ver o Twitter a criar um sistema integrado. Mas alguns utilizadores questionaram o quão úteis seriam os lembretes se eles fossem opt-in em vez de estarem ativados por padrão, dizendo que apenas as pessoas que conhecem as novas atualizações de acessibilidade saberiam ativar os lembretes.

“Não estamos intencionalmente a tentar excluir ninguém ao fazer este opt-in. Sabemos que este é um processo para as pessoas”, diz Cohen em resposta ao feedback. “Este é apenas o primeiro passo. Vamos continuar a iterar e aprender com isso.”

Cohen diz que disponibilizar o recurso de lembrete para todos era uma prioridade, e a empresa irá trabalhar para educar as pessoas sobre como usar o texto alternativo corretamente. Outros recursos, como a capacidade de editar um tweet e adicionar texto alternativo retroativamente, também são atualizações de acessibilidade altamente solicitadas, que Cohen diz que sua equipa está a “explorar”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui