Recurso de taxa de atualização variável, ou VRR, chegará ainda essa semana ao PS5

A nova atualização do PS5 que será lançada esta semana trará taxa de atualização variável (VRR, abreviado) para o console da Sony. Este recurso tem a capacidade de melhorar o desempenho de vários jogos do PS5.

A notícia é uma surpresa, pois a Sony afirmou anteriormente que o suporte VRR chegaria nos “próximos meses”. No entanto, parece que a empresa conseguiu agilizar o processo, revelando no PlayStation Blog que o suporte VRR está chegando a todos os PS5 esta semana.

O VRR é um recurso há muito esperado que está no topo das listas de desejos dos proprietários de PS5 que possuem monitores compatíveis, especialmente porque o Xbox Series X e o Xbox Series S há muito adotam a tecnologia de exibição.

Conforme descrito pela Sony, o VRR requer um monitor de TV e PC compatível com HDMI 2.1. O VRR é um recurso comum nas melhores TVs e ajuda principalmente a eliminar o rasgo da tela, que ocorre quando a taxa de atualização da imagem da sua TV não está sincronizada com o jogo que você está jogando.

Com a atualização do VRR, a tela da sua TV será sincronizada com a saída do console para impedir qualquer rasgo de tela sem afetar o desempenho de um jogo.

Isso não é tudo o que o VRR pode fazer: ele também ajuda a combater outros problemas comuns de exibição, especialmente em jogos com gagueira ou quedas na taxa de quadros. Também pode ajudar a diminuir a latência de entrada, tornando os jogos mais responsivos.

É claro que nem todos os jogos receberão um patch específico de VRR, mas isso não significa que eles não possam aproveitar a tecnologia.

Os usuários poderão aplicar o VRR a “jogos não suportados” no nível do sistema, o que deve – em teoria – beneficiar todos os títulos. No entanto, se ocorrerem efeitos visuais inesperados, você sempre poderá desativá-lo.

Vale a pena notar que os jogos com uma taxa de quadros abaixo de 40fps tendem a não se beneficiar do VRR. Os títulos de 30fps, por exemplo, ficarão abaixo da janela VRR usual, onde a tecnologia entra em ação para ajudar a suavizar a jogabilidade.

Expectativas

Estamos muito satisfeitos que o PS5 esteja finalmente recebendo suporte VRR, principalmente porque pensamos que teríamos que esperar alguns meses antes de chegar. No entanto, ainda falta um grande recurso no PS5, que é o suporte a 1440p.

Quando conectado a uma tela de 1440p, o PS5 produzirá apenas em 1080p, embora com downscaling. Embora isso ajude a fornecer uma imagem nítida de 1080p, os usuários que possuem uma tela de 1440p e um PS5 conectado perdem 78% dos pixels ao serem bloqueados em 1080p.

Portanto, esse é um grande descuido, principalmente porque muitos proprietários de PS5 podem usar um monitor de 1440p. Espero que esse problema seja resolvido mais cedo ou mais tarde, pois é um recurso disponível no Xbox One e Xbox Series X | S há vários anos.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui