Durante 18 anos acreditou-se (e bem) que o primeiro vídeo carregado no YouTube era o famoso “Me at the Zoo”, disponível mais abaixo, publicado no dia 23 de abril de 2005. Esta informação chegou a ser confirmada pelos fundadores da plataforma, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, o jovem que aparece nesse primeiro vídeo.
No entanto, sugestivamente intitulado “Welcome to YouTube!!!” e postado num canal chamado “enn”, nos últimos dias surgiu um misterioso “novo” vídeo “mais antigo” do YouTube que mostra apenas uma versão antiga do logo da plataforma, com os nomes dos fundadores sobre um fundo azul, e a música ‘Jump’, dos Van Halen, em fundo.
Alguns indícios, contudo, recolhidos pelo 9to5google, começaram a sugerir que esta era uma farsa, como o facto de ter tido uma “estreia” agendada na plataforma, uma possibilidade que só surgiu em 2018, e que a sua resolução é de 480p, uma qualidade de imagem que só viria a ser introduzida no YouTube em 2008.
Foi um utilizador do Twitter que descobriu que o vídeo está falsamente identificado com a publicação no YouTube no dia 6 de abril de 2005, ou seja, 17 dias antes daquele que foi o verdadeiro vídeo inaugural.
Assim, menos de 24 horas depois de ser postado e descoberto, o YouTube identificou o erro e “atualizou” a data, confirmando que o vídeo, na verdade, teve upload feito a 26 de janeiro de 2023. A farsa foi possível devido a um bug do YouTube que, entretanto, já está a ser corrigido: um erro no sistema de agendamento da “estreia” permitia que a publicação do vídeo fosse agendada para o passado – neste caso, para 17 dias antes do primeiro vídeo.