RCS é a evolução das SMS nas operadoras e será um concorrente ao WhatsApp

As SMS, mensagens nos telemóveis, estão a entrar em desuso, já que há aplicações móveis, como o Messenger ou o WhatsApp, que oferecem melhores serviços de troca de mensagens entre pessoas. Por isso, a Google juntou-se aos operadores para criarem uma nova versão das mensagens, as Rich Communications Services (serviços de comunicações enriquecidas, RCS).

Muitos têm apelidado de concorrente ao WhatsApp, mas não é nenhuma aplicação móvel, mas sim uma evolução do serviço de mensagem utilizado nas operadoras móveis, as SMS. Este sistema permitirá uma grande evolução destes sistema de mensagens e oferecerá qualidade similar às aplicações mais utilizadas, como o WhatsApp ou o Messenger.

Segundo o El País, este sistema permitirá enriquecer o serviço de mensagens tradicionais, adicionando um dicionários, permitirá conversas em grupo, partilha de ficheiros e, até, de videoconferência.

Uma das vantagens que este sistema terá é que não terá cortes de serviço, ao contrário do que ocasionalmente acontece nos outros serviços dependentes da internet.

Esta evolução resulta de uma parceria entre as operadoras móveis, os fabricantes de smartphones e a Google, que estará por trás da criação deste novo sistema e já está a preparar os smartphones Android para terem este novo sistema apenas com a atualização de software. O grande problema poderá ser a Apple.

É que a empresa liderada por Tim Cook ainda não oficializou nenhuma posição sobre este novo sistema, apesar de a GSMA, a entidade que representa as grande maioria das operadoras móveis mundialmente, já se ter reunido com a Apple sobre este assunto.

Veja também...

Deixe o seu comentário