Razer compra Nextbit, startup que produz smartphones

Aqui está uma jogada da Razer que muito poucos esperavam, a compra de uma fabricante de smartphones. É verdade que a Nextbit não é uma fabricante qualquer e é uma startup que se diferencia das “fabricantes tradicionais”, mas não deixa de ser uma surpresa a aposta de uma das principais fabricantes de acessórios gaming. Qual será o próximo passo?

A Razer, uma das mais famosas fabricantes de periféricos para computador, nomeadamente para a área gaming, anunciou a aquisição de mais uma startup, tal como aconteceu nos últimos anos com a Ouya e a THX. Mas enquanto ambas as empresas acabam por estar dentro da área de negócio da Razer, a Nextbit é uma nova jogada.

A Nextbit ficou conhecida no ano passado, quando anunciou o seu primeiro produto: Robin. Robin é um smartphone com funcionalidades na nuvem. O sistema operativo é o Android, no entanto era baseado na nuvem, com 100GB incluídos pela empresa, sendo que o armazenamento físico do equipamento e o armazenamento em nuvem era gerido pelo próprio equipamento. Com isto, o armazenamento do smartphone nunca ficava excessivamente cheio, enviando para a nuvem as aplicações ou ficheiros menos utilizadores. No entanto, sempre que os quisesse voltar a utilizar, era feito uma recuperação de todos os dados em pouco tempo.

O equipamento chegou ao mercado através de uma campanha no Kickstarter com um grande sucesso, obtendo quase 1,4 milhões de dólares. O smartphone Robin chegou ao mercado a custar 380€, no entanto após este sucessos no Kickstarter, as vendas e a sua evolução não correram como esperavam.

A Razer já garantiu que a Nextbit continuará a funcionar separadamente da empresa, no entanto o robin já foi descontinuado, com garantia a ser estendida por mais seis meses e promessas de atualizações de software até 2018. Isto deixa-nos a pensar que, em breve, poderá haver novidades por parte da Nextbit, possivelmente com um novo equipamento no mercado. Mas teremos de esperar pelas próximas novidades da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui