Quer recuperar um ficheiro que apagou? Saiba o que lhe pode “salvar a vida”

Se já lhe aconteceu a si, garanto-lhe que não é o único. Nem será o último, já que isso está sempre a acontecer, mas há solução. Hoje analisamos o EaseUS Data Recovery Wizard 12.0, que promete resolver este problema.

A quem é que nunca aconteceu apagar ficheiros do computador acidentalmente. Ficheiros esses muito importantes, sendo que por vezes até no computador do trabalho isso acontece e parece que não há solução à vista. Felizmente há e uma das várias soluções que encontramos é este EaseUS Data Recovery Wizard, que tem uma versão gratuita que nos permite recuperar variados ficheiros.

O software não é muito pesado, já que apenas ocupou 76,6MB (segundo a indicação do Painel de Controlo do Windows), sendo que tanto há uma versão para Windows como para Mac. Além disso, também há um suporte de idiomas incrível, com 16 idiomas disponíveis, entre eles o Português do Brasil.

Bastou pouco mais de um minuto para instalar o programa no nosso computador, sendo que o programa tem uma interface muito intuitiva e de fácil utilização, o que permite fazer exatamente o que se quer. O software é tão simples que não oferece muitas opções, mas são as necessárias para o que se pretende fazer.

Então após a instalação, o primeiro passo é escolher que tipo de ficheiros é que o programa deve procurar (imagens, documentos, etc), sendo que depois temoso de escolher em que localização procurar. Aqui há várias opções. Além dos discos rígidos, também é possível discos externos ou pens USB, o que é excelente e se torna numa excelente ferramenta.

Após isso é preciso fazer um “Scan” e procurar os vários ficheiros que entram nas nossas pré-definições, o que, como é normal, deverá demorar uns minutos. Mas tendo em conta o tamanho do meu disco rígido, nem demorou muito tempo. No final é simples, é procurar o sítio onde sabemos que o nosso ficheiro estava e recuperá-lo.

A própria EaseUS afirma que são precisos apenas 3 simples passos para recuperar a informação perdida. Entrar no programa, fazer uma pesquisa e, depois recuperar. É mesmo assim tão simples, apesar de a parte final de recuperar os ficheiros ser um pouco mais longa.

A EaseUS tem disponível uma versão grátis, a que foi testada, mas também algumas versões pagas do software. A versão grátis tem uma limitação de 2GB de dados para poderem ser recuperados. Apesar de começar com 500MB, é possível ir aumentando este valor após partilhar o software nas redes sociais.

A verdade é que estes 2GB poderão ser suficientes, já que este tipo de programas pode não ser daqueles que temos permanentemente instalados no nosso computador (dependendo da pessoa, claro). No entanto, as versões pagas permitem retirar todos os limites de recuperação de dados, o que é muito interessante.

Além disso, as versões pagas também garantem suporte técnico por parte da EaseUS e atualização para sempre. Neste momento, o EaseUS Data Recovery Wizard encontra-se na versão 10.8, mas tem sofridos várias alterações durante os últimos anos, portanto esta possibilidade de atualização é muito bem vinda.

Uma das versões Pagas, a versão Pro + WinPE, permite que o programa de recuperação de ficheiros recupere dados em dispositivos que não tenham um sistema operativo para iniciar. Além disso, permite que o mesmo não esteja instalado no computador. E estas novidades por mais 30 dólares que a versão Pro.

Não há dúvidas que este software é muito intuitivo e simples de usar, já que pretende-se soluções fáceis. Além disso, o programa em si ocupa pouco espaço, o que é bom.

Agora a pergunta é: Recupera sempre os ficheiros? Não. Tecnicamente, só é possível recuperar os dados de ficheiros que não tenham sido reescritos, isto é, se a área do disco onde estava o ficheiro que procura já foi reescrita, não é possível recuperar.

Felizmente que a maioria dos utilizadores precisam deste tipo de programas ocasionalmente, a não ser que sejam utilizadores demasiado distraídos e que apaguem ficheiros importantes muitas vezes. No entanto, há que lembrar do limite de 2GB de dados recuperados, já que o número não é infinito e, se o fizer muitas vezes, aconselho a compra do programa, que poderá ser muito benéfico.

Pontos a Favor:

  • Rápida Instalação
  • Intuitivo
  • Versão Mac

Pontos Contra:

  • Espaço de recuperação limitado
  • Pode haver ficheiros que não são recuperáveis

Assim, este tipo de software é muito recomendado, tendo em conta os vários fatores referidos em cima. Poderá fazer o download da versão gratuita neste site e achar o programa como obrigatório para o seu computador, então a versão Pro, ou superior, deverá ser a melhor opção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui