Quer falar com ente querido que já faleceu? Inteligência Artificial dá uma ajuda

A HereAfter AI vai permitir-nos contactar com familiares ou amigos que já morreram. Estamos a falar de uma aplicação para telemóvel que ainda está numa fase muito embrionária.

Em 2017, a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial (IA) e machine learning, o chatbot traria o nosso ente querido de volta à vida para que a família e amigos pudessem conversar com ele.

A empresa norte-americana HereAfter AI pegou chatbot que a Microsoft patenteou em 2017 que recorre a Inteligência Artificial e Machine Learning para fazer com que quem já faleceu possa tornar-se num assistente de voz dentro de uma aplicação para o telemóvel.
O site HereAfter AI tem pacotes de subscrição de duas semanas em período experimental, a que se podem suceder um de três planos disponíveis, com preços que variam entre os 5 e os 10 euros mensais.

O objetivo é que o utilizador grave até 20 histórias e partilhe até 20 fotografias da pessoa desaparecida. Do restante já haverá pegada digital suficiente para ensinar programas de IA a criar duplos bastante convincentes dos falecidos.

A IA também progrediu na sua capacidade de imitar vozes específicas, melhorando ao ponto de quase fazer uma voz soar “humana”.

Esta é uma tecnologia embrionária e ainda há um longo caminho pela frente até que estas versões digitais dos nossos entes queridos falecidos soem mais humanas. Ainda assim, é um ponto de partida promissor para o que pode vir no futuro.

O desejo de nos lembrarmos das pessoas que faleceram é algo intrinsecamente humano. Pedimos aos nossos entes queridos que escrevam as suas memórias antes que seja tarde demais, depois de partirem colocamos as suas fotos nas nossas paredes, visitamos as suas sepulturas em datas especiais e falamos com eles como se estivessem realmente lá. A conversa, a partir de agora, pode deixar de ser um monólogo.

Fonte: Technology Review

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui