Qualcomm vai assumir os chips da série M da Apple em 2023

A Qualcomm está a procurar aumentar seriamente os seus processadores para PC, com a empresa a anunciar os planos para um SoC de próxima geração baseado em Arm “projetado para definir o benchmark de desempenho para PCs com Windows” que seria capaz de competir com a série M da Apple processadores.

O Dr. James Thompson, diretor de tecnologia da Qualcomm, anunciou os planos para os novos chips no evento do dia do investidor de 2021 da empresa, com o objetivo de obter amostras para clientes de hardware nove meses antes do lançamento de produtos como o novo chip em 2023.

O novo chip será projetado pela equipa Nuvia, que a Qualcomm comprou no início deste ano numa aquisição massiva de US$ 1,4 bilhão. A Nuvia, notavelmente, foi fundada em 2019 por um trio de ex-funcionários da Apple que já tinham trabalhado nos chips da série A da empresa anteriormente.

A empresa também está a fazer grandes promessas, além de oferecer concorrência aos chips da série M da Apple (que alimentam os seus mais recentes laptops MacBook Pro e MacBook Air e desktops iMac e Mac Mini), a Qualcomm tem como objetivo liderar o mercado de “desempenho e duração da bateria”. Além disso, a Qualcomm prometeu que também iria aumentar as suas GPUs Adreno, com o objetivo de oferecer recursos de jogos de classe de PC para os seus futuros produtos de PC.

A Qualcomm já tentou entrar no mercado dos chips de PC antes, com produtos como a linha de processadores Snapdragon 8cx e a sua parceria com a Microsoft nos chips SQ1 e SQ2 do Surface X. Mas enquanto os chips da Apple com base no Arm ofereceram uma experiência revolucionária de energia e vida útil da bateria quando lançou a linha M1 no ano passado, os esforços da Qualcomm para PCs têm sido fracos até ao momento.

Fonte: Techcrunch

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui