Qualcomm Snapdragon 888 é o novo processador topo de gama para 2021

A Qualcomm anuncia o Snapdragon 888, seu novo chip topo de linha com modem 5G para telefones Android. O novo chip suporta muitos tipos de redes 5G, desempenho gráfico melhorado e recursos melhorados de inteligência artificial para coisas como reconhecimento facial e de imagem.

O Qualcomm Snapdragon 888 será o principal processador que equipará os smartphones topo de gama do próximo ano. A Qualcomm disse que fabricantes de telefones, incluindo Xiaomi, Oppo e Motorola, já estão a pleanear utilizar o recentemente anunciado Snapdragon 888.

A Qualcomm é o principal fornecedor de processadores para dispositivos Android, semelhante ao domínio anterior da Intel como o melhor processador para PCs com Windows. A Qualcomm está competindo com fabricantes de smartphones como Apple, Samsung e Huawei, que desenvolvem os seus próprios chips para smartphones, bem como fabricantes de chips asiáticos como MediaTek, mas não há grandes dúvidas sobre o seu domínio no ramo.

5G integrado

A Qualcomm integrou o seu modem 5G de terceira geração ao Snapdragon 888, o que representa uma grande evolução em relação ao antecessor, que precisavam de integrar o Modem 5G. Neste novo processador, o modem 5G Qualcomm X60 já vem integrado, sendo que outras das novidades é que conta com várias larguras de banda 5G.

A integração usa menos energia e é mais fácil de implementar para os fabricantes. O modem 5G também pode “agregar” várias bandas de largura de banda de operadora para criar uma conexão mais confiável.

Hardware mais poderoso para inteligência artificial

Nos últimos anos, o design foi além das velocidades de clock e contagens de núcleo. Em vez disso, fabricantes de chips como a Qualcomm estão a concentrar-se em adicionar hardware específico para funções que um smartphone necessita, como usar software de inteligência artificial para realizar tarefas como imagem ou reconhecimento facial. O Snapdragon 888 tem o novo processador de inteligência artificial Hexagon 780 integrado, que a Qualcomm afirma ter um desempenho 50% mais rápido do que no ano passado.

Segundo o Vice Presidente da Qualcomm Alex Katouzian, o processador gere 26 bilhões de operações por segundo, ou TOPS, e pode ser usada para automatizar configurações avançadas de fotografia ou reconhecer profundidade, rostos e objetos. Embora caiba aos fabricantes de telefones projetar hardware adicional e personalizar software para torná-lo possível, a Qualcomm diz que seu chip pode suportar a gravação de vídeo com HDR, por exemplo.

Adreno GPU para jogos melhorados

O Qualcomm 888 possui um processador gráfico integrado (chamado Adreno 660) que, segundo a empresa, melhorará o grafismo em 35%. A OnePlus afirma que com o novo processador pode rodar Fortnite, um popular shooter móvel, a 90 fps, um benchmark comum para desempenho em jogos.

A Qualcomm está a apostar forte nos seus processadores para que os consumidores tenham acesso ao melhor desempenho móvel possível. A Qualcomm está a trabalhar com a Tencent, uma das maiores produtoras de jogos, e está a fornecer drivers específicos para que os produtos de jogos possam otimizar os seus jogos e obter o melhor desempenho possível, disse Katouzian. Outro novo recurso, o Quick Touch, pode redzir o touchscreen durante o jogo.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here