Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 não é o chip mais potente para smartphones

Há vários anos que estamos habituados a uma guerra interessante no segmento dos processadores para smartphones, mas em termos de processamento de topo, a Qualcomm tem sido a vencedora indiscutível. Aliás, nos últimos anos, a não ser a Apple e a Huawei, todos os equipamentos topo de gama costuma utilizar o processador topo de gama da Qualcomm porque é, realmente o melhor. No entanto, em 2022 poderá ser muito diferente.

É que há um player que há algum tempo tem vindo a tentar entrar neste segmento de mercado, sendo que no segmento de entrada de gama já é a principal fabricante de processadores e este ano pode ter conseguido, finalmente, a aposta certa. Sim, estamos a falar da MediaTek.

A verdade é que se tem um smartphone de média ou baixa gama, é muito provável que o processador seja da MediaTek, sendo que apenas quando falamos no recente 5G, a Qualcomm ainda continua a ser a principal fabricante, enquanto na gama de topo, a Qualcomm sempre foi a favorita, mas a mais recente aposta da MediaTek pode virar isso e quem o diz são os mais recentes testes de desempenho.

O novo chipset 5G sub-6GHz é o primeiro chip de smartphone a usar um núcleo Cortex-X2 com frequência de até 3,05 GHz e é o primeiro chip de smartphone do mundo a incluir Bluetooth 5.3. O SoC é organizado em uma configuração 1 + 3 + 4. Além daquele único Cortex-X2 “ultra core”, ele tem um cluster de 3X “super cores” Cortex-A710 com frequência de até 2,85 Ghz, e um cluster de 4 núcleos Cortex A510 de eficiência com frequência de 1,8 GHz.

O chipset suportará velocidades de RAM LPDDR5x de até 7500 Mbps em smartphones. Ele também tem 14 MB de cache, o que Mediatek diz que melhora o desempenho em 7% e o consumo de largura de banda em 25% contra apenas 8 MB de cache.

MediaTek Dimensity 9000 5G supera em alguns testes de desempenho

Ora os primeiros resultados divulgados pela MediaTek em relação ao seu processador topo de gama mostram um score de 1.017.488 pontos, o que é um resultado muito aproximado do que é conseguido pelo novo Qualcomm Snapdragon 8 Gen1. Mas é em relação aos testes de desempenho PCMark e GeekBench que há surpresa.

É que o novo processador da MediaTek obtém 1273 em single core e 4324 em multi-core, o que no caso do multi-core é superior aos obtidos pelo Snapdragon 8 Gen1, que ronda entre os 3800 e os 3900 pontos.

No PCMark, o Dimensity 9000 conseuge 17.573 pontos, ultrapassando os 16.858 pontos do processador da Qualcomm.

Estes resultados divulgados são incríveis e reveladores de que a MediaTek vai apostar forte em 2022 para conquistar o mercado do smartphones de topo, sendo que também teremos de esperar pelos primeiros smartphones no mercado, tanto no caso da MediaTek como da Qualcomm, para perceber quais são os verdadeiros resultados dos testes de desempenho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui