Qualcomm já mostrou a estrada que carrega automóveis elétricos sem que eles parem

A Qualcomm revelou uma nova tecnologia que virá revolucionar o processo de recarregamento de baterias de automóveis elétricos. A novidade está em dotar as estradas de infraestruturas de recarregamento sem fios que não exigem que os automóveis tenham de parar. Com este passo o desenvolvimento e adoção de automóveis de condução autónoma será claramente beneficiada.

Denominada “carregamento dinâmico” a novidade foi já mostrada pela Qualcomm numa demonstração numa pista de testes em Versalhes, nos arredores de Paris. Dois pequenos furgões Renault Kangoo viajaram sobre uma estrada com carregadores e conseguiram captar cerca de 20 kWh a velocidades de circulação em autoestrada.

O recarregamento de baterias sem fios é um vetor de desenvolvimento que tem merecido a dedicação de fabricantes de automóveis. No desenvolvimento destas soluções têm trabalhado empresas e start-ups como a xChargepoint, a WiTricity e a HEVO Power.

O fornecimento de chips e soluções ligadas à indústria do automóvel são uma das principais áreas de investimento da empresa que tão bons índices tem registado quanto ao fabrico de processadores para smartphones e outros equipamentos móveis.

Foto: Reuters

Veja também...

Deixe o seu comentário