Qualcomm apresenta nova marca de chips

A Qualcomm anunciou uma nova submarca de CPUs para a sua família de produtos Snapdragon, chamada Oryon. O novo CPU será lançado em 2023 e estará disponível para os fabricantes usarem em dispositivos como PCs Windows, smartphones, e outros produtos. A empresa anunciou o novo CPU no seu Snapdragon Summit na quarta-feira, mas forneceu poucos detalhes sobre o que isso implica.

A Qualcomm tem feito chips da marca Snapdragon para computadores Windows e Chrome OS há já alguns anos, mas tem tido problemas para os colocar em muitos dispositivos Windows. Os poucos computadores que têm usado os chips Arm da Qualcomm são dispositivos que apelam a um subconjunto específico de compradores de PCs, mas que não se adaptaram a um mercado mais amplo.

A Oryon baseia-se na tecnologia da Nuvia, empresa adquirida pela Qualcomm por US$ 1,4 bilhão, uma empresa formada em 2019 por três especialistas em chips que trabalharam anteriormente nos chips da série A da Apple. O ex-CEO da Nuvia, Gerard Williams III, foi quem anunciou a nova marca Oryon.

A Qualcomm e a Nuvia estão atualmente a ser processadas pela Arm, que alega ter violado os termos do seu acordo de licenciamento. Arm diz que a licença concedida ao Nuvia não é transferível como parte da aquisição, e quer que a Qualcomm destrua qualquer trabalho feito usando a licença do Nuvia. Arm diz que terminou a licença da Nuvia em Fevereiro de 2022.

A linha de processadores Snapdragon da Qualcomm ficou atrás da série M da Apple baseada no Arm no que diz respeito ao desempenho bruto, mas esta não foi a principal razão pela qual o Windows nos dispositivos Arm não arrancou. Os problemas advêm do próprio Windows on Arm, que tem dificuldade em correr aplicações construídas para os PCs Windows tradicionais e não oferece muitas aplicações optimizadas especificamente para a plataforma. O recente Surface Pro 9 da Microsoft está disponível com um processador Qualcomm Arm.

A próxima geração de chips da Qualcomm para os computadores Windows provavelmente terão um desempenho melhor do que a sua atual. No breve comunicado à imprensa a divulgar a nova marca, ela afirma fornecer “um novo nível de desempenho”.

Fonte: Qualcomm

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui