Qualcomm anuncia o Snapdragon 670

A Qualcomm surpreendeu a todos e anunciou nesta quarta (08) o Snapdragon 670, seu novo chipset intermediário. O processador tem muitas semelhanças com o Snapdragon 710, que foi oficializado em maio deste ano. Na verdade, olhando para todas as especificações, é muito fácil confundi-las.

Assim como vemos na versão 710, o 670 traz uma CPU octa-core, sendo dois núcleos de performance e outros seis para eficiência de energia – todos Kryo 360. Os dois primeiros são baseados no Cortex-A75, enquanto os outros são Cortex-A55. Porém, ao contrário do Snapdrago 710, os núcleos de performance possuem clock de 2,0 GHz, e os de economia rodam em até 1,7 GHz.

Portanto, o desempenho em múltiplos núcleos deve ser praticamente o mesmo do Snapdragon 660. No entanto, a Qualcomm afirma que este novo processador oferece um desempenho 25% melhor que a variante 660, por outro lado, o Snapdragon 710 é melhor em 35%.

A principal vantagem do Snapdragon 670 em relação ao seu antecessor, é o processo de fabricação LPN de 10nm, o mesmo do Snapdragon 710. Isso deverá entregar ganhos significativos de energia. A Qualcoom também anunciou a nova GPU Adreno 615, no entanto, a empresa não revelou muitos detalhes sobre o componente.

Mas tudo indica que a GPU seja um pouco inferior a Adreno 616 do Snapdragon 710. Embora ambos os chips compartilhem o mesmo ISP (Spectra 250), devido ao menor clock da versão 670, só será possível inserir câmeras de até 25MP ou 16MP em configuração dupla.

A Qualcomm também removeu alguns recursos que estão presentes no seu irmão maior. Por exemplo, a gravação de vídeos com HDR não está disponível, bem como o suporte para telas em resolução Quad HD+. Outra redução em relação ao Snapdragon 710 é o modem X12 LTE – o mesmo encontrado no Snapdragon 660.

Por fim, o chipset intermediário da Qualcomm recebeu um novo AI Engine, que entrega melhores recursos que não estavam disponíveis na série Snapdragon 600. O SoC já está disponível comercialmente, portanto, cabe as fabricantes de smartphones o utilizarem. E pelo fato deste chip sofrer algumas reduções em recursos e desempenho, se compararmos com o Snapdragon 710, o mesmo deve chegar em aparelhos intermediários mais acessíveis.  Sendo assim, vamos aguardar para sabermos qual será a primeira fabricante a adotar o novo Snapdragon 670.

Fonte: GsmArena

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui