Publicidade enganosa da resistência à água do iPhone dá multa de 10 milhões de euros

A Apple é conhecida pelos seus excelentes desempenhos de marketing dos seus produtos, sendo que não é a primeira vez que causa alguma polémica com a publicidade. No entanto, parece que o regulador italiano encontrou uma grande falha na publicidade, sendo que posteriormente não corresponde à verdade.

A Apple foi multada em 10 milhões de euros pels autoridades de Itália por afirmações enganosas em mensagens promocionais sobre a resistência à água de sua linha de iPhone. A L’Autorità Garante della Concorrenza e del Mercato (AGCM) decidiu multar a Apple pelos seus anúncios e outras afirmações promocionais sobre por quanto tempo e a que profundidade um iPhone pode ser submerso na água sem ser danificado.

A ação está especificamente relacionada a reivindicações feitas sobre ‌iPhone‌ 8, ‌iPhone‌ 8 Plus, iPhone XR, iPhone XS, ‌iPhone XS‌ Max, iPhone 11, ‌iPhone 11‌ Pro e iPhone 11 Pro Max da Apple. A Apple afirmou que os dispositivos eram resistentes à água a uma profundidade de um a quatro metros por até 30 minutos, dependendo do modelo, como pode ver num exemplo em baixo.

No entanto, o AGCM diz que as mensagens não especificam que as afirmações de resistência à água são verdadeiras apenas em condições específicas. O AGCM diz que os testes da Apple foram realizados em laboratório, usando água estática e pura, que não são as condições usuais em que os equipamentos são usados pelos consumidores.

O regulador também criticou os termos de garantia da Apple, que não cobrem danos por líquidos, apesar da promoção comercial “agressiva” do fabricante do iPhone do recurso de resistência à água.

A Apple não é novata no alvo do órgão antitruste italiano, já que a AGCM em 2018 multou a Apple em 10 milhões de euros por ter reduzido o desempenho dos smartphones, sendo que a Apple defendeu-se com a argumentação de que o objetivo era manter a qualidade da do desempenho da bateria. Uma polémica que também correu mundo e que levou, mesmo, a Apple a atualizar os seus equipamentos para permitir que o utilizador tomasse a decisão por si.

Fonte: MacRumors

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here