Publicidade enganosa da resistência à água do iPhone dá multa de 10 milhões de euros

A Apple é conhecida pelos seus excelentes desempenhos de marketing dos seus produtos, sendo que não é a primeira vez que causa alguma polémica com a publicidade. No entanto, parece que o regulador italiano encontrou uma grande falha na publicidade, sendo que posteriormente não corresponde à verdade.

A Apple foi multada em 10 milhões de euros pels autoridades de Itália por afirmações enganosas em mensagens promocionais sobre a resistência à água de sua linha de iPhone. A L’Autorità Garante della Concorrenza e del Mercato (AGCM) decidiu multar a Apple pelos seus anúncios e outras afirmações promocionais sobre por quanto tempo e a que profundidade um iPhone pode ser submerso na água sem ser danificado.

A ação está especificamente relacionada a reivindicações feitas sobre ‌iPhone‌ 8, ‌iPhone‌ 8 Plus, iPhone XR, iPhone XS, ‌iPhone XS‌ Max, iPhone 11, ‌iPhone 11‌ Pro e iPhone 11 Pro Max da Apple. A Apple afirmou que os dispositivos eram resistentes à água a uma profundidade de um a quatro metros por até 30 minutos, dependendo do modelo, como pode ver num exemplo em baixo.

No entanto, o AGCM diz que as mensagens não especificam que as afirmações de resistência à água são verdadeiras apenas em condições específicas. O AGCM diz que os testes da Apple foram realizados em laboratório, usando água estática e pura, que não são as condições usuais em que os equipamentos são usados pelos consumidores.

O regulador também criticou os termos de garantia da Apple, que não cobrem danos por líquidos, apesar da promoção comercial “agressiva” do fabricante do iPhone do recurso de resistência à água.

A Apple não é novata no alvo do órgão antitruste italiano, já que a AGCM em 2018 multou a Apple em 10 milhões de euros por ter reduzido o desempenho dos smartphones, sendo que a Apple defendeu-se com a argumentação de que o objetivo era manter a qualidade da do desempenho da bateria. Uma polémica que também correu mundo e que levou, mesmo, a Apple a atualizar os seus equipamentos para permitir que o utilizador tomasse a decisão por si.

Fonte: MacRumors

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui