PS5: Expansão de armazenamento deverá chegar este verão

A PlayStation 5 foi lançada em Novembro do ano passado, e consigo oferece uma SSD de 825 GB dos quais apenas 667 GB estão disponíveis para uso, sendo que esta capacidade não chega sequer a 1 TB presente em consolas PS4 de segunda geração.

Se considerarmos o espaço que jogos recentes ocupam, nomeadamente Call of Duty Modern Warfare(2019), Red Dead Redemption 2 ou até mesmo Grand Theft Auto 5 que apesar de ser um jogo lançado em 2013 caminha lentamente para os 100 GB de espaço ocupado, facilmente percebemos que a SSD de origem da consola de nona geração da Sony não será o suficiente para a década que tem pela frente.

No entanto, tudo aponta para que a expansão de armazenamento da PS5 chegue este verão, e irá permitir a instalação de uma segunda SSD M.2 na ranhura já existente na consola. Este espaço extra será ativado através de uma atualização de firmware que também deverá de desbloquear um modo mais potente da ventoinha de refrigeração. Após a transferência e instalação estarem concluídas o utilizador só terá de remover a peça que protege o compartimento de expansão e montar a nova SSD. Esta atualização já está confirmada como um trabalho em progresso, no entanto um porta-voz da marca nipónica afirmou que “a data ainda está por anunciar e os detalhes serão partilhados mais tarde”.

Apesar da data não ter sido ainda anunciada a comunidade já coloca perguntas sobre possíveis problemas sobre este upgrade. “Será possível instalar um escudo de calor sobre a ranhura da nova SSD? Caso esta instalação não for possível será que a consola é ventilada o suficiente?”

De momento, o que favorece a Sony para tomar o seu tempo com o desenvolvimento deste upgrade é o facto de vários jogos terem o seu lançamento adiado para 2022 devido à epidemia, nomeadamente os exclusivos God of War: Ragnarok e Gran Turismo 7 que deverão ocupar um espaço substancial nos discos das consolas de nona geração.

A PS5 é compatível com as mais recentes SSDs PCIe 4.0 M.2, mas ainda não foi divulgado se a partir do futuro update a consola será compatível com outras SSD M.2. Caso seja compatível que outras SSDs estarão disponíveis. Também é provável que a marca nipónica acabe por comercializar o seu próprio disco.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here