PS4 desbloqueada e já dá acesso ao Linux

whitePS4-970-80

Em dezembro do ano passado ficamos a conhecer a história de que um hacker havia conseguido desbloquear a PS4, o que abriria a porta a executar todo o tipo de código de programação num dispositivo que até agora era impenetrável.

A Internet avançou hoje com o nome de kR105, um dos hackers que mais se dedicou ao tema desde a publicação por CTurt das primeiras descobertas neste campo. Como coroação deste trabalho, R105 publicou um ‘exploit’ totalmente operativo que permite arrancar comandos do Linux na PlayStation 4 a partir das ferramentas desde PS4-Playground. Em resumo, se tens uma PS4 com firmware 1.76, podes passar a dispor de uma consola com Linux.

Apesar do código ter aparecido já há alguns dias, só agora foi testada e comprovada a sua segurança. Para fazer a experiência precisamos de uma unidade USB formatada em FAT32 e ligada a uma das portas USB da PS4.

Na pen precisamos apenas de colocar dois ficheiros (bzImage e initramfs.cpio.gz) que darão início ao processo de carga do sistema básico Linux. Apesar de não nos oferecer nenhum desktop o acesso aos comandos Linux é já uma autoestrada.

Aberta esta via começarão a surgir num futuro imediato todo o tipo de novas escolhas para poder tirar partido deste ‘exploit’. Desenganem-se os que imaginavam que a partir de agora podíamos aceder a jogos pirateados. A tendência é que surjam emuladores de outras consolas e plataformas para podermos usufruir do potencial da PS4.

Fonte: The Register e Wololo.net

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui