Próxima XLParty será em Lisboa

Ainda há pouco tempo acabou a 21ª edição do maior festival de videojogos a nível nacional e já está tudo a pensar no próximo evento. As informações ainda são poucas mas os jogadores podem ir preparando as malas e lavando os saco-cama.

Durante três dias o Parque de Exposições de Braga foi a casa temporária de quase 750 participantes dos mais variados torneios. A quantidade de jogadores inscritos ficou aquém do inicialmente previsto, assim como o número de visitantes – das 20 mil visitas previstas, terão sido apenas cerca de 12 mil as pessoas que passaram pelo PEB para ver e experimentar a XLParty. Como refere Pedro Silveira, membro da organização do evento, os números ainda não são oficiais pois continuam a ser feitas algumas contas a esse nível, mas não deverão fugir muito aos valores revelados.

Mais impressionantes são as contas do valor material que os participantes em conjunto conseguiram gerar. A XLParty tornou-se momentaneamente num dos lugares mais valiosos em Portugal, valendo certamente mais de meio milhão de euros. Entre portáteis, ecrãs, torres, ratos e auscultadores profissionais, consolas, jogos e simuladores de condução o valor pode inclusive ter chegado perto dos 700 mil euros. “Se cada um trouxer cerca de mil euros em material estamos a falar de 750 mil euros”, exemplificou Pedro Silveira quando questionado sobre uma possível estimativa do valor em material informático e de gaming.

Mas no geral a Meo XLParty Braga Tech não foi nem superior nem inferior relativamente às outras edições. Pedro Silveira referiu que “foi apenas diferente, como já vem sendo habitual, em vinte e uma edições não me lembro de nenhuma edição completamente igual” e isso acaba por ser positivo principalmente para os participantes. Por muitas XLParty a que concorram, a experiência e a vivência serão certamente diferentes. Ainda assim a competição que decorreu na Capital Europeia da Juventude’12 teve pontos mais positivos do que nas outras edições “como a visita de muitas famílias com crianças”, destacou Silveira.

O próximo ponto de encontro será em dezembro’12 na cidade de Lisboa. A XLParty vai até à capital mas ainda não tem local definido. Tendo em conta edições anteriores, é possível que a data escolhida seja de 14 a 16 de dezembro. Mas está tudo muito vago relativamente à próxima edição do festival de videojogos, mesmo relativamente a possíveis novidades no formato do encontro. Muito trabalho nos próximos quatro meses para tentar concretizar algumas ideias novas foi a promessa deixada por Pedro Silveira, membro da E2Tech, empresa responsável pela organização do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here