Próxima geração USB vai duplicar velocidade (e não terá de comprar cabos novos)

O USB 4 está a chegar, e vai ser espectacular! Esta nova versão do popular conector será capaz de lidar com velocidades até 80 Gbps. É o dobro do que o USB 4 original e mesmo o Thunderbolt 4 são capazes de fazer. Então o que é que isso significa para si? Significa que será capaz de transferir dados mais rapidamente do que nunca. Quer esteja a mover ficheiros entre dispositivos ou a fazer streaming de vídeo, o USB 4 irá garantir que tudo aconteça de forma rápida e suave.

Os cabos USB 4 versão 2.0 irão utilizar o conector USB-C, o que é de esperar, mas a verdadeira bomba é esta linha: “Operação até 80 Gbps, com base numa nova arquitectura de camada física, utilizando cabos USB Type-C passivos de 40 Gbps existentes e cabos USB Type-C activos de 80 Gbps recentemente definidos”.

Isto significa que o USB 4 poderá funcionar a velocidades até 80 gigabits por segundo, utilizando os mesmos cabos que são actualmente utilizados para o USB-C. Isto representa um enorme aumento de velocidade, e deverá tornar a transferência de dados muito mais rápida e suave.

As especificações USB-C e de fornecimento de energia serão actualizadas para “permitir este nível mais elevado de desempenho de dados” A especificação USB 4 versão 2.0 também incluirá, aparentemente, actualizações que proporcionam melhores velocidades quando se usa USB 3.2 – o grupo de promotores promete mais de 20 Gbps – bem como um suporte melhorado para DisplayPort e PCIe, uma vez que utilizará a versão mais recente dessas normas (o primeiro USB 4 só lhe permite usar DisplayPort 1.4a quando “faz túneis”, ou quando transporta sinais DisplayPort e USB ao mesmo tempo).

No entanto, temos de falar sobre o nome. É um movimento estranho rotular isto como apenas uma “versão 2.0” do USB 4 quando o salto de velocidade parece definitivamente justificar ser chamado USB 5. O padrão tem sido confuso há alguns anos – o USB 3.2 tem na realidade alguns padrões diferentes: USB 3.2 Gen 1 (aka original USB 3.0), USB 3.2 Gen 2, USB 3.2 Gen 1×2, e USB 3.2 Gen 2×2 (que é a especificação completa de 20 Gbps). O USB 4 simplificou isto, uma vez que tinha basicamente as mesmas especificações e capacidades que o Thunderbolt 3, mas agora parece que estamos a voltar a um esquema de nomenclatura um pouco mais confuso – a compatibilidade de cabos poderia certamente ajudar, mas certamente que as especificações de cada dispositivo serão difíceis d eperceber durante um tempo.

Estamos entusiasmados por ver o que está na calha e imaginar ser capaz de transferir um 4K Blu-ray de dados em cerca de cinco segundos. Esta actualização é especificamente dirigida aos programadores neste momento, mas provavelmente teremos de lidar com isso durnate o próximo ano de 2023.

Fonte: BusinessWire

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui