Projeto Matter que junta Apple, Google e Amazon no SmartHome só chega em 2022

A Connectivity Standards Alliance (CSA) e o Matter Working Group tem um projeto comum, chamado Matter, que visa aumentar o número de casas inteligentes em todo o mundo. Com o Matter, vários equipamentos inteligentes, das mais diversas marcas, vão poder estar conectados entre si, ou seja, o projeto consiste numa plataforma de conectividade open-source.

É apoiado pelas gigantes tecnológicas Google, Apple e Amazon, e conta com a participação de cerca de 200 empresas e 2.000 membros.

Os responsáveis pelo projeto querem conectar equipamentos inteligentes nas casas, proporcionando uma experiência única. Em Maio, a Connectivity Standards Alliance anunciou que o seu projeto deveria ser lançado até ao final deste ano, mas mais recentemente os responsáveis referiram que o seu lançamento foi adiado para 2022.

O CEO da CSA, Tobin Richardson, anunciou, através de uma publicação no site do projeto Matter que tanto os recursos como as especificações encontram-se concluídos, contudo agora necessitam de desenvolver o SDK (Software Development Kit). Desde o principio que a principal preocupação deste projeto tem sido ir ao encontro das “necessidades reais do consumidor”.

Deve ser disponibilizada uma versão “beta” até o final de 2021 . Porém, o kit e as certificações dos equipamentos vão demorar um pouco mais. Segundo a ASC, a alargamento dos prazos de produção visa melhorar a qualidade do produto. Além disso, os responsáveis garantem que será “amplamente implantável”.

No principio do próximo ano deve ser lançado o SDK bem como diversos equipamentos, que já serão certificados. Ao longo do decorrer do ano prevê-se um contínuo desenvolvimento do SDK e do programa de certificação.

No que respeita à comercialização dos produtos, as empresas deste projeto planeiam chegar ao mercado no final de 2022. Na sua fase de lançamento, o Matter oferecerá suporte à Alexa, Google Assistant e Siri, bem como a redes Ethernet, WiFi, Thread e Bluetooth LE.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui