Programador despedido por pagar a outra empresa para fazer o seu trabalho

Red Magic 6S

programadorchinaUm programador norte-americano foi despedido da companhia onde trabalhava depois de descobrirem que o homem pagava a uma empresa chinesa para que fizesse o seu trabalho. Durante o expediente, “Bob” preferia assistir a vídeos de gatos, passear-se pelo Facebook e espreitar o Ebay.

A história passou-se em 2012 mas só no início do ano veio a público, quando a Verizon publicou um case-study sobre ela e “Bob” se tornou uma estrela da internet.

Segundo conta a Verizon, o trabalhador pagava cerca de um quinto do seu salário de seis dígitos para que o seu “clone” fizesse o trabalho por ele. E tudo poderia ter ficado por descobrir, não fosse a empresa reparar nos acessos remotos à sua rede feitos a partir da China.

“A autenticação do acesso não era um problema. Ele enviou o seu token de segurança para a China, para que o programador terceirizado pudesse aceder à rede com as suas credenciais durante o dia. Desta forma, ia parecer que ele estava trabalhar normalmente”, explicou Andrew Valentine, investigador da Verizon, chamado a investigar o caso quando a empresa receou estar a ser vítima de um ataque malicioso. No decorrer da investigação, acabaram por descobrir centenas de documentos e faturas para o pagamento do verdadeiro programador de serviço, na China.

“As provas sugerem que ele aplicava o mesmo golpe em várias empresas da região. Ele ganhava centenas de milhares de dólares por ano e só pagava cerca de 50 mil dólares anuais à empresa de consultoria chinesa”, acrescentou o investigador. “Achei que [o esquema] era bastante inteligente. Penso que ele correu um risco calculado ao, conscientemente, violar a política da companhia, claro – mas foi esperto”, disse Valentine mais tarde, em entrevista à ABC News.

Entretanto, muitos são aqueles que já se manifestaram em defesa de “Bob”, afirmando que ele apenas fez o que muitas multinacionais fazem – a terceirização de serviços – e a enaltecê-lo pela ideia genial.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here