Programa de notícias financiado pelo Facebook já está a levantar polémica

12 de Julho de 2018
3 Partilhas 17 Visualizações

Em Janeiro, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, prometeu aumentar a qualidade das notícias que aparecem no feed dos utilizadores do Facebook. Um dos objectivos passa por combater as “notícias falsas” que circulam na plataforma.

Para esse propósito, o Facebook anunciou a primeira série de programas noticiosos que irá financiar com os seus capitais. O projecto chama-se “Facebook Watch” e a programação anunciada já está a suscitar polémica e questões.

A inclusão da Fox News

O Facebook Watch irá, diariamente, apresentar noticias financiadas pelo Facebook aos utilizadores da plataforma. Inicialmente, este programa será destinado ao público americano. Assim sendo, diversos jornalistas conhecidos do grande publico americano de diversos canais serão incluidos na programação. Entre eles, Anderson Cooper e Jorge Ramos.

Porém, segundo a Variety, a programação diária terá bastante conteudo da Fox News, o que já está a suscitar polémica. A Fox News é conhecida pela sua tendência nitidamente de direita, e desde que a administração Trump tomou a posse têm sido, segundo os críticos, uma espécie de canal de propaganda para o presidente americano.

Este destaque pode ser olhado de muitas formas diferentes. Por um lado, pode ser uma resposta do Facebook às acusações de que tem uma tendência “liberal” e que terá reprimido fontes noticiosos conservadores desde 2016. Por outro lado, a Fox News é conhecida não apenas por ter uma tendência conservadora: é conhecida também por ser extremamente tendenciosa na forma como apresenta as notícias e por ajudar a perpetuar visões extremistas e histórias falsas.

A dificuldade de manter a plataforma imparcial

Este caso demonstra a dificuldade de uma plataforma como o Facebook se manter “imparcial” perante o jogo politica. A linha que separa a opinião politica da informação falsa nem sempre é fácil de delinear, independentemente da cor política de quem emite a opinião. Assim sendo, o “Facebook Watch” é um projecto que promete continuar a alimentar polémica.

Fonte: The Verge

Artigos interessantes

Comcast “vence” a Disney e consegue adquirir a Sky
Multimedia
21 Visualizações
Multimedia
21 Visualizações

Comcast “vence” a Disney e consegue adquirir a Sky

José Candeias - 22 de Setembro de 2018

A Comcast ganhou um leilão para adquirir a companhia de telecomunicação Sky. Conseguiu adquirir a companhia pelo preço astronómico de…

Análise Philips Sonicare 6100: a tecnologia na higiene oral
Análises
30 Visualizações
Análises
30 Visualizações

Análise Philips Sonicare 6100: a tecnologia na higiene oral

Bruno Peralta - 22 de Setembro de 2018

O mercado da higiene oral e dentária tem sido uma boa vítima do oferta dos seus players no mercado, com…

Estudo alerta para maior segurança online no regresso às aulas
Internet
25 Visualizações
Internet
25 Visualizações

Estudo alerta para maior segurança online no regresso às aulas

Daniela Azevedo - 22 de Setembro de 2018

Um estudo realizado pela especialista em cibersegurança, ESET, mostra alguns receios que os pais enfrentam com a segurança dos seus filhos…

Comente

O seu email não será publico

Partilhe nas Redes Sociais

Se gosta do artigo, partilhe com os seus amigos