Prociv: aplicação da Proteção Civil da Madeira destinada a salvar vidas

A Proteção Civil da Madeira lançou esta quinta-feira uma aplicação, destinada a smartphones, que permite localizar pedidos de ajuda. Chama-se Prociv e pode ser descarregada para os sistemas operativos iOS e Android. O objetivo do projeto é servir os turistas e residentes da ilha em casos de emergência.

O aplicativo surge da necessidade de prestar auxílio, por exemplo, aos turistas que se perdem ou ficam magoados nas tradicionais levadas madeirenses. Só o ano passado houve 72 pessoas a sofrerem acidentes nestes percursos pedonais, pelo que a ajuda da app pode ser fundamental para ajudar a resolver mais rapidamente estas situações.

Além de fornecer a localização do pedido de ajuda, o aplicativo também poderá dar aos serviços de emergência dados adicionais acerca da pessoa em questão e que podem ajudar no auxílio, como por exemplo indicações de problemas de saúde.

Depois de instalar a app no seu smartphone, o utilizador pode criar o seu perfil, indicando eventuais doenças, alergias, medicações regulares ou até o grupo sanguíneo. O alerta pode ser feito selecionando categorias como caminhada ou incêndios.

Citada pela Agência Lusa, a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, afirmou que a Madeira é uma região que recebe muitos turistas sendo assim importante a criação de aplicações “que possam, de alguma forma, salvar vidas e prestar um socorro e um alerta o mais eficiente possível”.

Para já, os idiomas disponíveis são o Português e o Inglês, mas no futuro espera-se a disponibilização da aplicação em mais cinco línguas.

Fonte: Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui