Processadores da Apple de 2023 serão produzidos em 3nm pela TSMC

É verdade que até 2023 ainda falta muito, nomeadamente quando o iPhone apenas é lançado em setembro, no entanto, também sabemos que a preparação dos equipamentos começam muito tempo antes, possivelmente anos, por isso esta informação não é totalmente descabida. Até faz sentido.

De acordo com relatos, a TSMC iniciou uma produção piloto de sua tecnologia de processo de 3nm. A empresa planeja iniciar a produção em massa dos chips de próxima geração no quarto trimestre do próximo ano, o que significa que o processo de 3nm também poderá alimentar iPhones e Macs em 2023.

De acordo com um novo relatório da DigiTimes, o parceiro de fabricação de chips da Apple, TSMC, deve iniciar a produção em volume de chips de 3 nanômetros no quarto trimestre de 2022. Isso pode significar que os chips de 3 nm aparecem nos produtos da Apple já em 2023.

O relatório DigiTimes, que cita “fontes da indústria” anónimas, dá poucos detalhes, como é normal nestas situações. De acordo com a informação divulgada, a TSMC iniciou a “produção piloto” de processadores de 3 nm, com produção em volume programada para o quarto trimestre de 2022:

“A TSMC deu início à produção piloto de chips construídos usando N3 (ou seja, tecnologia de processo 3nm) em sua Fab 18 no sul de Taiwan e irá mover o processo para produção em massa no quarto trimestre de 2022, de acordo com fontes da indústria.”

No mês passado, um relatório da The Information detalhou a meta da Apple de usar chips de 3 nm no Mac, iPhone e iPad. Apesar dos rumores de que o iPhone 14 em 2022 teria um chip de 3 nm, a transição deve começar com o iPhone e o Mac em 2023, portanto com o suposto iPhone 15, sendo que já sabemos que a TSMC é a fabricante mais avançada nesta nos processadores de 3nm.

Para colocar as coisas em perspectiva, os chips A15, M1, M1 Pro e M1 Max da Apple são todos fabricados usando um processo de 5 nm; usar um processo de fabricação menor permitirá que a Apple obtenha ganhos significativos de desempenho e eficiência. Segundo relatos, a Apple acredita que ela “superará facilmente os futuros processadores da Intel para PCs de consumo”.

Vale a pena relembrar que até 2023 os planos podem mudar. Atrasos são improváveis ​​porque a TSMC já está bem avançada neste novo processo de produção, mas independentemente disso, o primeiro hardware de 3nm para iPhone e Mac, com melhorias significativas de desempenho e eficiência, pode estar disponível no final de 2023 se tudo correr conforme o planeado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui