Processadores da 13ª geração da Intel incluem a primeira CPU de laptop de 24 núcleos

As CPUs de desktop de 13ª geração da Intel já ofereceram desempenho impressionante para superar a concorrência AMD, agora a Intel está a trazer o Raptor Lake para a sua linha de processadores móveis. O processador Core i9-13980HX foi desenvolvido para os próximos laptops de jogos, e também existe os chips regulares das séries H, P e U para uma variedade de laptops mais convencionais.

O Core i9-13980HX da Intel é a estrela do show com uma frequência turbo de 5,6 GHz e 24 núcleos. É a primeira vez que uma CPU de laptop suporta uma configuração de 24 núcleos, e a Intel afirma que é o “processador móvel mais rápido do mundo”.

A Intel reaproveitou a mesma matriz que usa para os seus processadores de desktop de 13ª geração para a sua série de CPUs HX, com oito núcleos de desempenho e 16 núcleos de eficiência no processador Core i9-13980HX. Esse é o mesmo número de núcleos de desempenho do Core i9-12950HX. Está tudo empacotado num chip de 55 watts projetado para ser emparelhado com as mais recentes GPUs móveis discretas para cargas de trabalho e jogos de alto desempenho.

A Intel afirma que o resultado final é um desempenho de thread único até 11% mais rápido e um desempenho multitarefa até 49% mais rápido nos mesmos chips de 12ª geração. Diz-se que o desempenho dos jogos é até 12% mais rápido, mas será preciso testar os chips completamente para ver como as melhorias no desempenho afetam a duração da bateria.

Existe também suporte para DDR4 (até 3.200 MHz) e DDR5 (até 5.600 MHz), com suporte para até 128 GB de RAM. Os mais recentes chips HX móveis de 13ª geração da Intel incluem também o suporte para Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2 e Thunderbolt 4. Acer, Dell, HP, Lenovo, MSI, Asus e Razer comprometeram-se a trazer laptops HX de 13ª geração para o mercado e serão mais de 60 no total.

A Intel possui também processadores regulares da 13ª geração da série H para 2023, com uma potência básica de 45 watts. Existe um clock de aumento de até 400 MHz nas versões de 12ª geração e até 14 núcleos no total.

A Intel está a lançar versões de 13ª geração da sua série P de 28 W para laptops finos e leves e a série U de 15 W para laptops ultraleves, dobráveis ​​e muito mais. A série P atinge até 14 núcleos com um turbo máximo de 5,2 GHz e suporte para DDR4 e DDR5. O chip principal da série U (i7-1365U) tem 10 núcleos no total e uma frequência turbo máxima de 5,2 GHz.

Esses chips das séries P e U serão as que vamos ver numa variedade de laptops que será anunciado nos próximos dias no Consumer Electronics Show. A Intel não prometeu grandes avanços de desempenho para as suas séries P e U, mas junto com os chips regulares da série H, os veremos em mais de 300 designs a chegar em 2023 da Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo, MSI, Razer, Asus, Samsung e outros.

Por fim, a Intel também está a anunciar novas adições à sua linha de processadores de desktop de 13ª geração. Os novos chips de 35 e 65 watts são projetados para PCs desktop mais convencionais com um equilíbrio entre eficiência de energia e desempenho para jogos e produtividade. A Intel está a prometer até 11 por cento de ganhos de desempenho single-thread e até 34 por cento de melhorias em multitarefa em relação aos chips anteriores da 12ª geração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui