Começou nesta segunda-feira, dia 15, um serviço de autocarros autónomos em Edimburgo, no Reino Unido. Esta é a primeira vez que a tecnologia é usada numa rota concreta, embora os autocarros ainda levem a bordo funcionários capazes de assumir o controlo, caso surja alguma emergência.
Um dos funcionários será responsável pela segurança no lugar do condutor e outro para recolher os bilhetes e esclarecer as dúvidas dos utentes. A legislação britânica ainda não permite a circulação de veículos totalmente autónomos nas vias públicas.
“A tecnologia autónoma instalada no autocarro já foi testada noutros veículos, mas esta é a primeira vez que é usada numa rota”, afirmou à BBC Peter Stevens, responsável pela empresa Stagecoach, que vai fazer a estreia.
A tecnologia vai assegurar uma carreira nova na capital escocesa num percurso de 22 quilómetros, e vai servir cerca de 10 mil passageiros por semana. O responsável pela empresa garante que o serviço será mais seguro e eficiente, porque reage mais rapidamente que um humano face ao perigo, e vai traduzir-se numa poupança de combustível na ordem dos 20%
Um sistema de inteligência artificial a bordo deteta outros veículos na estrada, enquanto câmaras e radares estarão atentos à via para evitar quem circula a pé. Graças a essa tecnologia, quanto mais os autocarros circularem, mais dados vão recolher sobre tudo o que encontram no seu percurso para continuar “a melhorar o tempo de viagem autónoma”, acrescentou Stevens.
Os autocarros conseguem assumir manobras de tráfego complexas, como perceber a sua prioridade em rotundas, semáforos e saídas de autoestrada, além de conseguir um “desempenho perfeito” em curvas.
Em 2021, um autocarro elétrico sem motorista foi colocado em serviço na cidade espanhola de Málaga, um projeto considerado pioneiro na Europa. Também foram realizados testes na Coreia do Sul no mesmo ano e em Singapura no início de 2023.
Fonte: BBC