Primeiro supercomputador do mundo a processar 1 petaflop/s foi desativado

IBM_RoadrunnerEm 2008 a IBM foi notícia por ter desenvolvido o Roadrunner, o primeiro supercomputador capaz de operar com o desempenho sustentado na gama petaflop. Cinco anos depois, o Roadrunner volta a estar nas páginas dos jornais: se antes era a máquina mais potente, hoje está obsoleto e foi desativado.

Na tecnologia, como na ciência, o que ontem era formidável, hoje é bastante vulgar ou já se encontra ultrapassado. Os avanços tecnológicos dão-se a um ritmo veloz e o Roadrunner foi mais uma vítima da inovação. O computador foi este domingo, 31, desativado no Laboratório Nacional de Los Alamos, a única morada que conheceu. Vai ser substituído pelo Cielo.

Durante cinco anos, o supercomputador com 12.960 processadores IBM PowerXCell 8i 6480 e AMD Opteron dual-core, que custou 125 milhões de dólares, ocupou um espaço de 557,4 metros quadrados e suportou investigações na área dos lasers, nanotecnologia, investigação nuclear e estudo do universo.

Os supercomputadores modernos de agora precisam de menos energia para atingir uma performance maior. Apesar disso, o Roadrunner continua em 22º lugar na lista dos supercomputadores mais poderosos do mundo e, por isso, não será completamente desmontado. Os investigadores vão continuar a usar a máquina para fazer experiências, tais como a determinação dos métodos de compressão de memória do sistema operacional ou a otimização de dados de roteamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui