Primeiro olhar na experiência de utilizador da PlayStation 5

A menos de um mês do lançamento, a Sony partilhou um primeiro olhar sobre a experiência do utilizador da consola PlayStation 5 (UX). O novo UX está completamente centrado no jogador – para lhe proporcionar uma experiência verdadeiramente de próxima geração com uma imersão mais profunda que rapidamente nos liga a grandes jogos e a uma comunidade de jogos apaixonados, ainda assim, ia havendo muitas coisas que não sabemos sobre a consola de próxima geração da Sony.

Entre elas estavam as perguntas sobre como é exatamente a interface de utilizador e a sua experiência. Assim, na quinta-feira, a Sony começou a fornecer alguns desses detalhes, embora ainda não tenha respondido a todas as perguntas.

O novo UX apresenta várias novidades desenhadas para tornar as experiências de jogo mais divertidas, envolventes, personalizadas e sociais. Um dos destaques é um novo Control Center, que fornece acesso imediato a quase tudo o que precisamos do sistema, com uma única pressão do botão PlayStation no comando sem fios DualSense – tudo sem sair do jogo, e permitir-nos-á ver rapidamente quem está online, verificar o estado das transferências pendentes, gerir a autonomia da bateria do controlador de energia e visualizar.

O Centro de Controlo da PS5 pode mostrar-nos o progresso que fizemos num nível, bem como exibir cartas de “atividade” para nos deixar saltar para determinados momentos num jogo.

Toda esta evolução também trará uma série de “cartas” que permitem ver rapidamente “histórias” recentes de editores de jogos que estamos a seguir e até onde estamos no jogo que estamos a jogar.

Também pode mostrar quanto tempo, em minutos, deve levar para completar certas tarefas. As estimativas são “personalizadas” e são adaptadas à forma como jogamos. Também foi adicionada uma nova funcionalidade chamada Activities, concebida para nos aproximar dos elementos-chave da jogabilidade. As atividades são exibidas através de cartões no ecrã no Control Center, que nos permitem descobrir novas oportunidades de gameplay, voltar às coisas que perdemos, saltar diretamente para níveis ou desafios que queremos jogar, e muito mais.

Algumas cartas de Atividade podem ser colocadas em modo picture-in-picture, para que possamos vê-las sem ter de sair do jogo. Por ex., em ´Sackboy: A Big Adventure´, cada nível tem as suas próprias “atividades”, ou cartões visualizais no Centro de Controlo que nos permite saltar para momentos, níveis ou desafios específicos.

Navegar na interface, alternar entre jogos e saltar para jogos online ocorre rapidamente, pois foi reconstruído todo o software da consola para a rede para nos trazer uma experiência verdadeiramente de próxima geração. Acreditamos que quanto menos tempo passarmos à espera de interagir com o sistema, mais tempo haverá para jogar. A Sony quis oferecer uma espreitadela antecipada a uma parte da viagem da PS5 UX numa passagem por vídeo, por isso são apresentadas também imagens do passeio:

Ainda assim, é preciso lembrar que isto está num ambiente de pré-produção, por isso pode haver algumas pequenas mudanças, mas já dá uma amostra do que esperar quando a PS5 for lançada em novembro.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here