Primeiro Doodle com Inteligência Artificial (IA)

Hoje, dia 21 de Março celebra-se a vida e obra de Johann Sebastian Bach mas também um grande passo para a tecnologia. Pela primeira vez a Google usa um Doodle com suporte de inteligência artificial (AI).

Este grande projeto feito numa parceria com as melhores equipas de projeto de arte, com técnicas e aprendizagem da plataforma Google Magenta, e do Google Pair, o Doodle celebra o renomado do compositor e músico alemão Johann Sebastian Bach, e traz uma experiência interativa que incentiva os usuários a compor uma melodia.

Ao abrir a interface, poderá escrever na partitura, inserir notas e mudar a velocidade como as batidas por minuto, entre outras coisas. Depois, é só pressionar o botão “harmonize” para que o computador transforme tudo numa versão no estilo de Bach — ou um Bach em estilo híbrido de rock dos anos 80, se você encontrar um easter egg especial.

Para o desenvolvimento do projeto, o primeiro passo foi a criação de um estudo que foi desenvolvido Anna Huang, responsável pela criação do Coconet. Com esse estudo, foi possível um modelo versátil que pode ser usado em diferentes tarefas musicais, como harmonizar melodias ou compor a partir do zero.

O Coconet foi treinado em 306 das harmonizações de coral de Bach, que sempre têm quatro vozes, cada uma carregando sua própria linha melódica, enquanto cria uma rica progressão quando tocadas juntas. Essa estrutura concisa  tornou-se uma referência essencial para o sucesso do projeto.

No passo seguinte, a equipa do Google Pair usou o TensorFlow para permitir que o projeto de música aconteça dentro do navegador. Poderá haver dificuldades em executar o TensorFlow, nos casos em que os computadores ou dispositivos não sejam rápidos. Para estes casos o Doddle é fornecido com as novas unidades de processamento Tensor do Google.

Poderá ver este original Doodle aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here