Primeiro contrato da Apple vai a leilão

Fonte: technabob

O documento que fundou a Apple como empresa e que conta com a assinatura dos três fundadores vai a leilão. A casa leiloeira prevê que o contrato facture entre 75 a 113 mil euros.

Steve Jobs, Stephen Wozniak e Ronald Wayne rubricaram um contrato de três páginas a 1 de Abril de 1976 e que estabelecia oficialmente a Apple Computer Company. Para os que acham que um iPod Touch de primeira geração já é uma relíquia, considerem ter na vossa colecção os papeis que criaram uma das maiores empresas de tecnologia do momento.

O leilão vai acontecer no dia 13 de Dezembro em Nova Iorque e será realizado pela Sotheby’s. O contrato original conta com a assinatura dos dois carismáticos empreendedores da Apple, mais a rubrica de Ronald Wayne – um dos co-fundadores da marca da maçã que se afastou pouco tempo depois “com medo dos riscos que a empresa implicava”, relata o Correio da Manhã. Wayne que tinha 10% das acções da Apple vendeu-as passados onze dias por 800 dólares, o que agora se tornou num dos maiores erros da sua vida certamente. A Apple está avaliada em 350 mil milhões de dólares e a actual posição de Ronald Wayne na empresa rondaria os dois mil milhões de dólares.

Quem conseguir arrebatar o contrato fundador da Apple leva ainda como prémio-extra a carta onde Ronald Wayne renuncia à sua quota na empresa em retorno de uns «trocos». Espera-se que o leilão seja bastante concorrido não só pelo simbolismo que a marca representa para muitos consumidores, mas também por causa do recente falecimento de Steve Jobs, um dos co-fundadores originais da Apple.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here