Primeiro computador da Apple ainda a funcionar vendido por preço muito alto

A leiloeira Christies colocou à venda um computador Apple-1. Lançado em 1976, este computador primitivo tinha 12 kb de memória RAM e um singelo processador a 1 MHz. em leilão foi arrematado por 355.500 dólares, valor muito alto para um exemplar dos cerca de 66 que ainda existem no mundo.

O Apple-1 remonta a uma época em que as pessoas ainda não se amontoavam à porta das lojas da marca. Este computador era vendido sem caixa, sem fonte de alimentação, sem teclado e sem monitor, mas foi um dos primeiros a trazer já montada a motherboard, o que colocou a Apple em posição de vantagem face aos seus concorrentes.

As primeiras unidades foram vendidas por 666,66 dólares e montadas à mão por Steve Jobs e Steve Wozniack que tiveram de satisfazer de imediato uma encomenda de 50 máquinas ordenada pela loja byteShop. Ou seja, o preço é superior nos dias de hoje por ter tido trabalho manual dos fundadores da Apple.

Historicamente os Apple-1 têm registado valores astronómicos em leilão. Em 2013 uma destas máquinas foi vendida por 671.400 dólares e um ano mais tarde atingiu-se o valor máximo até ao momento, 905.000 dólares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui