Primeiro computador Apple vendido em leilão por mais de 500 mil euros

Computador_Apple_1Um dos únicos seis computadores Apple 1 que ainda funcionam foi vendido em leilão por 671.470 dólares (cerca de 519 mil euros). O modelo, um aparelho único e feito manualmente, foi vendido juntamente com o seu manual de instruções original e uma carta assinada por Steve Jobs a Fred Hatfield, o primeiro dono da máquina.

O valor atingido superou vendas anteriores de computadores antigos, bem como as expectativas da companhia alemã encarregada do leilão. “Ele é o símbolo do sonho americano. Dois desistentes da universidade perseguiram uma ideia e um sonho, e esse sonho tornou-se numa das mais admiradas, bem sucedidas e valiosas companhias do mundo”, afirmaram os responsáveis do leilão em entrevista ao The New York Times.

O Apple 1 foi o primeiro modelo construído pelo co-fundador Steve Wozniak na garagem dos pais de Steve Jobs em 1976, nos Estados Unidos. Este computador, que ainda funciona, foi produzido sob encomenda para Paul Terrel, na altura dono de uma rede de lojas chamada Byte Shop. Terrel encomendou 50 unidades, cada uma avaliada em 500 dólares. Jobs e Wozniak entregaram a encomenda em 30 dias.

Além dos seis modelos funcionais de Apple 1, acredita-se que existam outras 44 unidades espalhadas pelo mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here