Hoje é o lançamento oficial do Samsung Galaxy S22 e do novo tablet Galaxy Tab S8 e o MaisTecnologia, a convite da Samsung, já teve a oportunidade de experimentar os três smartphones e os três novos tablets. Leia as primeiras impressões dos novos Galaxy Tab S8.
Se querem saber tudo sobre os novos Samsung Galaxy S22 e os Samsung Galaxy Tab S8, podem ler os respetivos artigos, onde contam com a mais diversa informação sobre especificações e design, enquanto aqui vamos falar das nossas primeiras impressões dos Samsung Galaxy S22. Também pode ler as primeiras impressões do Galaxy Tab S8.
Samsung Galaxy S22 e Galaxy S22+
No caso destes equipamentos, não há grandes alterações entre o Galaxy S22 e o Galaxy S21. Obviamente encontramos pequenos pormenores de design diferentes, onde destaco uma cor da saliência da câmara homogêneo ao equipamento, isto é, no rosa-gold, a saliência da Câmara também tem esta cor, apesar de um toque mais brilhante, ao contrário da versão mais baça do resto da traseira.
Em termos de funcionalidades, o equipamento é topo de gama, como é previsível. Durante a utilização não verificámos qualquer situação de lentidão, o qual assim é expetável de um equipamento deste nível.
Outro aspeto é que a não ser o tamanho, não encontramos qualquer diferença entre as duas versões. Obviamente que na mão encontramos algumas diferenças, já um deles tem um ecrã de 6,1 polegadas e o outro 6,5 polegadas, mas ambos oferecem uma boa ergonomia. Internamente, tem algumas diferenças, mas não relacionadas com o desempenho, apenas com a bateira e o carregamento sem fios, sendo que as câmaras são exatamente as mesmas.
Samsung Galaxy S22 Ultra
Este é que o grande destaque e o que todos esperam. Tal como os rumores têm apontado, não somos surpreendidos mas, obviamente, que ao pegarmos no equipamento não deixamos de ficar interessados na sua ergonomia e utilização.
Como era esperado, e numa excelente decisão por parte da Samsung, o Galaxy S22 Ultra é uma “fusão” entre o Galaxy S e o Galaxy Note, integrando de forma total a S Pen no equipamento através de compartimento próprio, como acontecia na gama Note, em vez da necessidade de uma capa própria como aconteceu com o seu antecessor.
Ora, estas são excelentes notícias para os amantes da Stylus e do Galaxy Note, finalmente temos uma oferta à altura e, finalmente, os amantes da gama Note têm uma alternativa de qualidade para continuarem a usufruir de todas as funcionalidades da S Pen.
Uma coisa é certa, o smartphone é muito grande, não haja quaisquer dúvidas e mesmo para uma pessoa comum eu , que tem uma mão grande, é impossível de utilizar de forma total apenas com uma mão, colocando este equipamento, tal como os da gama Note, numa vertente mais profissional, não só pela disponibilidade de S Pen.
A verdade é que a maneira mais fácil de usa ro Galaxy 22 Ultra é com as duas mãos, senão a simples tentativa de chegar com o dedo ao outro lado superior do equipamento, irá ser (quase) impossível e muito perigoso para o equipamento.
Olhando par ao design, consideramos que está muito bem conseguido, e em termos ergonómicos, consegui atingir o seu objetivo, com a ajuda das laterais dobráveis, tanto no ecrã frontal como na traseira do equipamento. Depois até as câmaras acabam por serem bem mais discretas. Infelizmente, mantêm a saliência, que hoje em dia é quase impossível de fazer desaparecer, mas como o equipamento é mais grosso, têm uma saliência muito mais discreta.
Uma das cores que se estreia é o Burgundy, isto é, cor de vinho. Quando nos foi apresentado esta nova cor, ficámos reticentes, mas a verdade é que depois de pegarmos no smartphone, ficamos bem agradados, já que é uma cor bem discreta e que encaixa muito bem no equipamento. Há que inovar de alguma forma e é bom vermos que as marcas conseguem encontrar cores diferentes, mas que funcionam.
Em termos de S Pen, o seu funcionamento está ainda melhor, com uma resposta muito boa. O equipamento continua a oferecer o Space Zoom, que é um zoom até 100x mas que, tal como antes, continua a ser uma funcionalidade apenas para mostrar que existe e não para usar, já que a qualidade fotográfica fica muito má. Mas não se engane, já que houve melhoramentos e até 30x (pelo menos) conseguimos um excelente desempenho em situações de luz normal, portanto o equipamento é dos melhores do mercado no ramo da fotografia.
Uma coisa é certa, é uma aposta ganha da marca, mas há um aspeto que temos de ter em conta: o preço.
Não é que o preço esteja totalmente desajustado, mas quando o comparamos com o seu antecessor, o Galaxy S21, o mesmo foi colocado à venda pelos mesmos 1279€, mas com uma versão de 12GB de RAM, enquanto agora inicia-se no mesmo preço, mas com 8GB de RAM, o que acaba por ser uma oferta inferior. Outra coisa que também estávamos à espera era da disponibilidade de 16GB de RAM, como alguns já oferecem, mas a Samsung ainda não deu esse passo com o S22 Ultra.