Anunciada em março deste ano e com inscrições abertas pouco depois, a primeira competição de monolugares completamente autónomos do mundo está a avançar a passos largos. Se tudo correr conforme planeado, a primeira corrida será realizada no dia 28 de abril de 2024. Mas, o que é exatamente uma competição de veículos completamente autónomos ao estilo Fórmula 1?
Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, está a preparar a sua Liga de Corridas Autónomas. Esta liga incluirá corridas de monolugares em circuito, corridas de drones e buggies que terão de lidar com as dunas para chegar em primeiro lugar à meta. A primeira corrida será realizada no circuito de Yas Marina, onde a Fórmula 1 também corre pelas ruas de Abu Dhabi num espetacular circuito noturno.
O veículo escolhido para a competição é o Dallara SF23, que é utilizado no campeonato japonês de Super Fórmula e que foi desenvolvido pela empresa Dallara. Os promotores da Super Fórmula chegaram a um acordo com a Aspire, que está a ser supervisionada pelo Instituto de Tecnologia Avançada ATRC de Abu Dhabi, para criar a competição.
O veículo foi apresentado pela primeira vez ao público em Dubai. Este carro pode atingir uma velocidade máxima de 300 km/h e pesa 690 kg. Neste caso, em vez de incluir o peso do piloto, inclui o peso do computador.
Todos os detalhes relativos aos veículos e à competição foram confirmados no evento. A competição foi definida como “o primeiro desporto extremo de IA do mundo”. O objetivo é exportar a competição para o resto do mundo e torná-la um centro de experimentação de inteligência artificial aplicável fora do contexto puramente competitivo.
Para garantir a competitividade, todos os carros terão os mesmos elementos, incluindo sensores ou radares. No entanto, a competição exigirá que os veículos aprendam o circuito e tomem as melhores decisões com base nas manobras dos outros competidores.
Em última análise, é uma corrida de programação. O objetivo final é que o veículo que cruze a meta em primeiro lugar seja aquele que consiga aprender e otimizar o seu comportamento durante a corrida e faça isso melhor do que os outros competidores.
Para tornar a competição mais atraente para os espectadores, foram anunciadas atualizações em tempo real com dados da competição que poderão ser acompanhadas através de realidade aumentada ou virtual. No entanto, ainda não foram fornecidos mais detalhes sobre até onde irão estas infografias ou se, por exemplo, poderemos “entrar” num destes carros em movimento e acompanhar a corrida a partir de uma vista de piloto.
Em relação ao calendário, as primeiras provas em circuito deverão ocorrer no próximo mês de novembro, com uma primeira fase que servirá para as equipas aperfeiçoarem as suas programações. Em 2024, os carros irão acumular mais provas e em abril deverá ser realizada a primeira corrida do campeonato.
Esta competição, que combina tecnologia de ponta e desporto, tem o potencial de revolucionar a forma como vemos as corridas de automóveis. Além disso, a competição poderá servir como um laboratório para o desenvolvimento e teste de tecnologias de inteligência artificial aplicáveis em outras áreas. Estou ansioso para ver como esta competição irá evoluir e que inovações irá trazer para o mundo da tecnologia e do desporto.
Fonte: dailymail