O Google está a atualizar o seu gestor de passwords integrado para o Chrome e Android, enquanto o tenta posicionar como uma alternativa aos serviços autónomos oferecidos pelo 1Password e LastPass, anunciou a empresa.
O mais significativo desta atualização é a capacidade de adicionar as passwords manualmente ao serviço, em vez de simplesmente confiar na oferta do Chrome para guardar as credenciais ao usá-las. Anteriormente, havia sinais desse recurso no Chrome no desktop, mas agora o Google diz que o está a disponibilizar em “todas as plataformas”.
O gigante das buscas também diz que está a trabalhar para unificar o design do gestor de passwords entre Chrome e o Android com “uma experiência de gestão simplificada e unificada” e diz que isso irá incluir um recurso que ao mesmo tempo irá agrupar automaticamente várias passwords usadas no mesmo site. No Android, o Google diz que um novo recurso “Touch-to-Login” permite que os utilizadores insiram as suas credenciais através de uma sobreposição na parte inferior da tela “para tornar o login ainda mais rápido”.
O gestor de passwords do Google já inclui a capacidade de verificar passwords fracas e reutilizadas (e alterá-las automaticamente no Android) e preencher automaticamente as passwords guardadas em aplicativos fora do Chrome no iOS. O Google diz que continua a investir no seu gestor de passwords para oferecer suporte a tecnologias emergentes como logins sem senha (que a Apple também pretende trazer para o Safari).
Apesar de oferecer um conjunto de recursos cada vez mais comparável aos gestores de passwords independentes de terceiros, o Google parece relutante em transformar o seu gestor de passwords num aplicativo independente. Mas, a partir deste mês, o 9to5Google relata que é possível colocar um atalho para o gestor de passwords do Google diretamente na tela inicial do Android, o que se espera uma grande melhoria em relação à necessidade de vasculhar as configurações do Android para encontrá-lo.