Prepare-se! Os computadores de “Minority Report” já são uma realidade

E se alguém lhe dissesse que existe um computador transparente que permite que os utilizadores manuseiem conteúdo digital com as próprias mãos? Responderia que, provavelmente, tal máquina era um adereço de filme, semelhante aos computadores da película “Minority Report”, operados por um Tom Cruise do futuro.

Contudo, esse computador já existe. Chama-se SpaceTop 3D e foi apresentado, esta semana, na conferência TED 2013, em Los Angeles.

O projeto é de Jinha Lee, que tem trabalhado nesta tecnologia em colaboração com a Microsoft. Em declarações à BBC, o especialista disse que o objetivo era permitir às pessoas interagir com as máquinas e com o conteúdo virtual da mesma forma que interagem com objetos sólidos. Tal possibilidade, acrescenta, tornaria todo o processo de mexer num computador muito mais intuitivo.

Jinha Lee afirma ainda que prevê que o uso generalizado deste sistema seja uma realidade dentro de apenas uma década.

O SpaceTop 3D consiste num LED transparente com câmaras interiores que seguem e registam os gestos e o movimento ocular do utilizador.

O sistema foi inspirado na necessidade humana de interagir com objetos. “Se estiver a trabalhar num documento, pode agarrá-lo e folheá-lo como um livro”, por exemplo, explicou Jinha Lee à BBC.

De acordo com o criador do SpaceTop 3D, tornar real a possibilidade de manusear conteúdo digital vai permitir às pessoas utilizar computadores muito mais facilmente, além de facilitar a conclusão de tarefas cada vez mais complexas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here