Prepara-se o primeiro voo em Marte

Já fizeram dois meses desde que Perseverance, o rover marciano mais recente da NASA, chegou a Marte. Consequentemente também já passam quase nove meses desde que foi lançado para fora do nosso planeta.

Como já deve saber, o Perseverance levava consigo o Ingenuity, o primeiro helicóptero não tripulado com rumo a Marte. Tal como o seu título diz, o objetivo deste segundo aparelho é realizar o primeiro voo não tripulado em Marte.

A NASA tinha o primeiro voo planeado para algum momento no período de trinta dias após a aterragem do Perseverance na cratera de Jezero. A equipa responsável acabou por marcar o voo para 11 de Abril, infelizmente um problema encontrado na sequência de comando dia 9 de Abril acabou por fazer os planos serem adiados.

Os rotores do Ingenuity foram feitos para girarem muito mais depressa do que os de qualquer outro helicóptero, de forma a combater as diferenças de massa que existem em Marte. Durante um teste de rotação das hélices os cientistas e engenheiros da agência norte-americana repararam que a sequência de comandos foi interrompida pelo temporizador na transição de modo pré-voo para modo de voo. No entanto, a NASA já comunicou ao público que o helicóptero se encontra seguro e sem danos.

O voo continua programado para este mês caso mais nenhum imprevisto obrigue a equipa a adiar para Maio. No entanto, o primeiro test-drive do Ingenuity será apenas uma descolagem seguida um voo de 30 segundos. Terá portanto de esperar por mais quatro voos de teste, após os quais o helicóptero irá finalmente voar um pouco mais livremente pela superfície do planeta vermelho.

É ainda de notar que a agência espacial americana já partilhou a impossibilidade de helicópteros poderem algum dia transportar humanos em Marte. Esta resposta foi partilhada na conta de Twitter da agência com o vídeo de Thomas Zerbuchen, um dos responsáveis pelo Ingenuity. Zerbuchen afirmou não ser possível carregar pessoas em Marte devido a ausência de atmosfera suficiente para tal. No entanto será possível carregar cargas significantes que poderão vir a ajudar possíveis expedições humanas ao planeta.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here