Preço dos combustíveis desce na próxima semana

As ligeiras alterações dos preços dos combustíveis deverão acontecer a partir de segunda-feira

Após três semanas consecutivas a subir, o preço da gasolina e do gasóleo deverá registar uma descida a partir de segunda feira. As razões apontadas para esta redução refletem-se nas cotações médias nos mercados internacionais, nomeadamente no que diz respito aos valores dos dois combustíveis.

Fonte do setor afirmou à Agência Lusa que a evolução das cotações nos mercados internacionais possibilitam antecipar uma ligeira descida quer na gasolina quer no gasóleo. Assim o valor da gasolina deverá descer em média um cêntimo por litro, enquanto que o gasóleo deverá registar uma redução inferior a um cêntimo por litro.

Segundo a informação disponibilizada pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o valor médio da gasolina 95 é de 1,648 euros por litro, enquanto que o gasóleo custa em média 1,443 euros por litro. Refira-se que os dados fornecidos pela DGEG têm como referência os preços praticados nos 2598 postos de abastecimento em Portugal continental.

Através dos dados divulgados, na passada sexta feira, pela DGEG,verificou-se que o consumo de combustíveis rodoviários tem vindo a cair, registando a queda mais acentuada em maio de 2012, com uma redução de 8,3% face a igual período do ano passado. Quanto ao GPL Auto, este registou um aumento em mais de 7,4%.

Note-se que as cotações médias internacionais para os produtos derivados do «ouro negro» em maio passado continuaram a apresentar um significativo agravamento comparativamente com período homólogo. O gasóleo registou um aumento na ordem dos 7,8%, enquanto que a gasolina 95 aumentou cerca de  12,8%.

Deixe o seu comentário