Preço da ações do Facebook negociado abaixo dos 20 dólares

Alerta vermelho na empresa de Mark Zuckerberg. Depois do auspicioso início no qual negociaram cada título a 38 dólares iniciais, que mais tarde valorizavam acima dos 40 dólares, as ações do Facebook andam nas ruas da amargura.

Foi a maior Oferta Pública Inicial da história das empresas tecnológicas. É a maior rede social do mundo e nada ameaça a sua hegemonia. Mas seguramente que tem uma das piores prestações de sempre em bolsa de valores. O Facebook, entre meados de maio e inícios de agosto de 2012, desvalorizou para quase metade no valor dos títulos bolsistas. Na quinta-feira 2 de agosto, as ações atingiam o mínimo histórico de 19,82 dólares por cada título.

Para a situação contribuiu o abandono de três dos principais executivos da empresa durante os primeiros dias de agosto. Ethan Beard, da parceria das plataformas, Katie Mitic e Jonathan Matus, da área do marketing, deixaram Palo Alto e rumaram a outras paragens. Os relatórios financeiros do segundo semestre de 2012 do Facebook e da Zynga, empresa vital no crescimento da rede, apesar de positivos desanimaram os investidores. Junte-se a isto a descoberta de que 83 milhões de utizadores do Facebook, quase 10 por cento do total, são possivelmente perfis falsos. E as ainda não provadas queixas de que no ato da Oferta Pública, os bancos suportaram e especularam «positivamente» o investimento na rede social.

A névoa que tem circundado a empresa de Mark Zuckerberg está a ficar mais densa. Até o negócio da compra do Instagram foi visto com desconfiança por parte dos investidores.

O resto da história já é velha. O Facebook tem evoluído em números mas não em conteúdos. Há muito que a rede social não mostra uma novidade ao estilo dos «Likes» e tem-se limitado a «inspirar-se» nos recursos do Google+ por exemplo. Nas plataformas móveis, apesar de também haver centenas de milhões de utilizadores, as aplicações são fracas e não apelam a um uso maior. E como empresa pública que é atualmente, o Facebook gera muito pouco dinheiro a partir dos dispositivos móveis.

O valor capital da rede social está neste momento avaliado em 43 mil milhões de dólares, bem distante dos 100 mil milhões arrecadados aquando da IPO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here